terça-feira, 3 de julho de 2012

Filho campeão

Na minha primeira consulta ao ginecologista para dizer que eu queria engravidar fiquei impressionada com as estatísticas! Tantas e tantas engravidam quando planejam baseado nestas estatísticas??? Fiquei admirada! Bom, eu não sou médica, mas vou tentar repassar coisas que aprendi. A mulher ovula durante 12 até 24 horas e os espermatozóides sobrevivem até 48 horas ou mais. Para o óvulo ser fecundado, os espermatozóides precisam encontrá-lo quando ele está pronto (essas míseras 12 horas...) Fico pensando que da hora que levanto para trabalhar até a hora que chego em casa são exatamente 12 horas... Bom, vamos deixar esse pensamento pra lá! A dificuldade principal é saber quando ocorre exatamente a ovulação. Existe um cálculo, que é contando 14 dias a partir do 1º dia do ciclo menstrual, mas a contagem é válida para um ciclo de 28 e para uma mulher que ovula no meio do ciclo, então fica melhor reparar em alguns sintomas que indicam a ovulação, como sentir umas pontadas e reparar uma secreção com aparência de clara de ovo, entre outras coisas. Bom, mas para melhorar (ou piorar) as possibilidades de uma gravidez acontecer a idade da mulher também conta. A idade mais fértil da mulher é entre 20 e 24 anos. Mas nos dias de hoje, com a preocupação profissional e financeira, muitas mulheres acabam tentando engravidar perto dos 30 anos (tipo eu!). Tem algumas outras dicas que o casal pode seguir para facilitar as tentativas:
  1. Cortar o álcool.
  2. Não fumar.
  3. Comer alimentos ricos em zinco, ácido fólico, cálcio, vitaminas C e D.
  4. Diminuir o café.
  5. Emagrecer.
  6. Comer mais saudável (diminuindo a gordura).
  7. Continuar deitada depois da relação.
  8. Ter relação tipo "papai e mamãe".
  9. Praticar dia sim, dia não porque todo dia os espermatozóides não ficam tão ágeis.
Etc, etc, etc.

E o que descobri é que mesmo você sendo uma pessoa saudável e cobrir todo período fértil com atividades sexuais sem proteção (é claro), ainda assim, existe apenas 20% de chance de engravidar. Dá pra acreditar? É quase uma loteria!
Aí eu fico lendo todas essas dicas, e dentre elas eu não faço nada quanto à alimentação, tomo café todos os dias, e nem sigo posições ideais, tenho 31 anos, um período fértil não regular e uma ovulação tardia... Resumindo, uma coisa eu já sei: "meu filho vai ser um campeão!"

7 comentários:

  1. Eu já havia pensado nessas estatísticas... Disse à minha médica, doutora, coisa difícil é engravidar, viu? E ela me respondeu: quando se quer é sim... Um dia desses andei me perguntando qual seria o critério de Deus, eu sei que ele sabe o que faz, beleza... Mas porque ele dá 12, 15 filhos há uma pobre coitada que não tem condições nem de se manter e dificulta a vida de quem pode dar uma vida teoricamente boa e tranquila há uma criança... Mas um dia, quando eu chegar lá do outro lado da vida, vou perguntar isso a ele...

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk
    Liu, ninguém pode ficar olhando muito pra essas estatísticas não pq fica é doida...
    Faz como a Martha Suplicy, relaxa e ... que tudo acontece! :)

    ResponderExcluir
  3. Tá aí que eu também tô de cara agora com essas estatísticas.. Rsrsrsrs! Tô aqui agora pensando que eu não faço a mínima idéia sobre o dia da minha ovulação! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio estas estatísticas! Deveria ser 20% de chance de não acontecer! 80% de possibilidade de gravidez! Seria ótimo não? ;)

      Excluir
  4. Oi Ligia, tudo bem ? Tava aqui pesquisando umas coisas sobre tentar engravidar e achei seu blog. Comecei a tentar engravidar esse mês, Agosto 2012. Tenho 33 anos. Como vc está indo com as suas tentativas ?? Alguma novidade ?? ainda tenho que melhorar algumas coisas então pra entrar nessas estatísticas de possibilidades. mas com certeza várias dicas já ajudaram. só a da idade né é que nao dá pra voltar atras.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Comigo tudo ótimo! E contigo? Espero que tudo bem! Olha, eu não sou lá a mais experiente de todas, mas tenho aprendido algumas coisinhas ao longo desses meses... E uma delas é que não existe regras pra nada disso! Apesar das estatísticas, as mulheres vivem engravidando, não é mesmo? E você pode conseguir logo se tiver sorte! Aproveita que está só começando pra ficar bem relaxada e não colocar nenhum problema ou medo na sua cabeça! A idade atrapalha sim, mas não impede nada! O fato é que somos mais cautelosas até hoje e pudemos chegar no momento de planejar a gravidez! Então inicia-se uma contagem que não existe pra quem simplesmente descobre uma gravidez inesperada! Mas acontecer hoje ou daqui a alguns meses é normal, entende? Porque uma coisa é eu ter conseguido fecundar meu óvulo sem querer e outra coisa e eu tentar fazer isso querendo! Nenhuma dessas duas mulheres ( a que engravidou sem querer e a que planeja) sabe exatamente quando está ovulando! É difícil fazer este encontro porque cada mulher é diferente... Bom, Juliana, espero, de verdade, que consiga logo!
      Mas continue passando por aqui porque estarei sempre postando assuntos variados relacionados à maternidade!
      Ah, não esquece: não fica falando dos teus planos pra ninguém! Mais tarde a gente se arrepende muito disso!
      Beijos e boa sorte
      Ligia

      Excluir