terça-feira, 31 de julho de 2012

"O problema não é comigo!"



Quase ninguém comenta a reação dos homens quando estamos investigando o problema da infertilidade do casal... Alguns logo se mostram prontos para cooperar! Outros, um grande número deles, fingem que não é com eles, até a mulher trazer à eles o conhecimento de que ele também fará exame e será investigado. E há ainda, os que se negam mesmo a fazer o exame, se auto-diagnosticando: "não, eu não tenho nada não! Comigo tá tudo tranquilo!". Mas espera aí...que machismo é esse? Alguém está falando em virilidade? Estamos falando de fer-ti-li-da-de!!! Se a sua mulher se casou com você e deseja ter um filho com você, é porque ela te ama e isso significa uma somatória de adjetivos, e dentre eles, a afinidade sexual entre vocês! No fundo, para todos os homens isso é óbvio! Mas entre eles a coisa muda de figura! Depois que o homem  se casa, existem brincadeiras quase como regras aqui na nossa cultura, que é cobrando um filho como atestado da masculinidade! Aí a esterilidade é vista por esses homens como colocando-os sob suspeita de uma impotência sexual! Por isso eles costumam se defender de o problema poder ser com eles, e logo transferem para suas parceiras!
É, existe essa questão, mas também existe outra bem pior... O medo que as pessoas, que são diagnosticadas como tendo o problema, têm de perder seu parceiro (a). Fica aquela questão no ar como um sentimento de responsabilidade sobre a infelicidade do outro. É um sentimento compreenssível até... Mas é nessa hora que o amor é colocado à prova! E muitas vezes ele só aumenta! O que costumamos ver nestas estórias são casais que se tornam cada vez mais cúmplices, companheiros e que lutam juntos até o final! Afinal de contas, eles escolheram um ao outro antes dessa estória começar... Pra mim é isso: a família é como uma árvore mesmo (por isso a árvore genealógica), e o casal que inicia uma nova família representa um tronco que quanto maior o amor, mais forte esse tronco... e só assim poderá crescer uma linda família. O casal é a base de tudo!
Mas voltando a falar sobre a grande temerosidade de ter um problema... Para as mulheres é uma tristeza mesmo porque mexe com o sonho de toda mulher em sua maturidade... gerar um filho. Já para os homens, muitas vezes, é como se ferisse sua masculinidade! É estranho porque é apenas uma questão de saúde em ambos os casos! E ninguém escolhe ter um problema de saúde, ele simplesmente acontece! E se o problema for diagnosticado, quanto mais cedo isso acontecer, melhor! Porque somente descobrindo o problema é que ele poderá ser tratado! Por isso, fico indignada com os homens que protelam fazer um simples exame por sentirem como se sua masculinidade fosse ferida! Mas Deus nos deu um grande dom, que este ninguém nos tira... o dom da palavra... Sabemos como conversar, convencer, explicar, argumentar... E por mais que alguns demorem mais, eles acabam nos ouvindo!

2 comentários:

  1. Amigaa!!! É isso msm!!! Dói no ego dos homens. Como se fosse um medo da verdade... Mas chega uma hora que eles escutam e assim vão cooperando e fazendo sua parte na tão sonhada fertilidade...

    ResponderExcluir