sexta-feira, 13 de julho de 2012

A teoria do filho dos outros...

As pessoas sempre comentam de como é fácil criar o filho dos outros... E de fato é muito fácil ficar de fora dando "pitaco" de como acha errado isso ou aquilo. Mas aproveitando o fato de que ainda não sou mãe, me dou ao direito de mostrar minha visão de quem está de fora... Coisas que penso hoje, quando "não-mãe", mas que gostaria de lembrar no amanhã. Talvez eu não consiga concretizar esses pensamentos, mas não custa registrar para não esquecer, e até para rir depois... E o mais engraçado é que eu sei que a solução é fácil e óbvia quando a gente está de fora. Difícil é viver na pele e agir da maneira mais sensata! Difícil é conseguir ser o que queremos ser. Difícil é decidir o rumo de qualquer situação quando ela sai do nosso controle... e isso faz parte da vida. A vida vai seguindo seu próprio caminho e não aquele que imaginamos. E é assim com nossos filhos também. A gente os deseja tanto e sem querer a gente planeja todo o futuro deles. Planeja não apenas como criá-los, mas como eles serão, o que eles farão. Erro nosso. Os filhos são do mundo. A gente deve dar à eles amor, educação, carinho, bons exemplos, ensinar princípios, trocar experiências... Eles vão escolher o caminho que vão seguir e o que fazer com esses ingredientes. Terão sua própria personalidade. E talvez vocês briguem, discutam, tenham diferentes opiniões, façam diferentes escolhas... E é por isso que antes de mais nada devemos aprender que precisamos respeitar o outro. E respeitar que não existe um ser humano ideal. Existem apenas seres humanos... Eles são assim. cada um com sua própria individualidade, cada um é único! Deseje que seu filho seja uma boa pessoa e que seja feliz. E o eduque como acredita ser o melhor pra ele. O resto a vida cuida!
Mas eu imagino que tentarei ensinar algumas coisas que acho básica na educação de uma criança (Eu te peço "filho, não me mate de vergonha..."):
  1. Espero dizer NÃO quando o não for necessário. Imagino que é difícil, pois à vezes não consigo dizer não nem pro meu irmão quanto mais para um filho... Mas o NÃO bem aplicado é necessário. Só odeio o não sem explicação. Esse filho nenhum merece!!!
  2. Espero saber enxergar quando meu filho fizer algo errado. Não quero ser aquelas mães cegas que acham lindo tudo que o filho faz. Tipo "O Meu Guri" do Chico Buarque... Exageros à parte...
  3. Espero ensiná-lo a não mentir! Gente, mentir é uma das piores coisas do mundo e vejo muita mãe deixando o filho mentir... Tipo quando ele culpa alguém de algo e a mãe fala "ah, foi a Fulana? Então vamos brigar com ela!" Como assim??? A Fulana não fez nada e a mãe sabe disso... Acho isso péssimo!
  4. Preciso ensinar meu filho a não ter nojo de comida! Minhas amigas vão rir de mim se meu filho disse ECA pra comida! Tenho pavor de gente que faz isso! Minha mãe me ensinou a não se dizer ECA pra comida e nem fazer careta! Comida é comida, goste você ou não. É muito chato alguém fazer careta pra sua comida como se o que você fosse comer fosse algo nojento!
  5. Espero ensiná-lo a ser carinhoso.
  6. Espero ensiná-lo a usar as palavras por favor, com licença, obrigado, de nada...
  7. Espero ensiná-lo a compartilhar suas coisas. Não acho nada bonito criança egoísta!
  8. Espero ensiná-lo a não responder pai e mãe na frente dos outros. Sem comentários! Ô coisa feia é criança respondona!
  9. Espero ensiná-lo a não ter preconceito. Porque isso seria bom pra qualquer ser humano aprender...
  10. Espero ensiná-lo a não excluir ninguém.
  11. Espero ensiná-lo a não ser adulto antes da hora. Quero que meu filho seja criança até o fim de sua infância pra não se arrepender de nada depois. Quero que ele aproveite muito!
  12. Espero ensiná-lo a dar valor as coisas... Não quero dar a ele tudo de mão beijada. Quero que ele aprenda o valor das coisas. Porque afinal de contas, os pais dele já ralam muito desde já para dar um mínimo de conforto. Mas espero que meu filho saiba que as coisas não são fáceis...
Pois é. Sei que tem muito mais do que espero ensiná-lo, mas o que já disse é o suficiente pra eu ter me colocado em maus lençóis... Talvez esfreguem tudo na minha cara...rs... Qualquer coisa eu apago a postagem pra ninguém vir esfregar nada na minha cara! "Lembra quando você disse que ia ensinar seu filho....?" Pois é, pessoal... falhei! ;)

7 comentários:

  1. Liu, ME PERDOA por todos os "ECA!" que eu mandei pras suas comidas! :((( (hahahahaha!)
    Adorei o post!! Tenho CERTEZA que você será uma mãe muito maravilhosa!!!!!!!!!! :)
    Beijos!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, tirando a parte do ECA, eu espero conseguir tudo isso também! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    O eca, eu tenho que me reeducar antes do João nascer, né? hahahahaha
    Olha, eu sou a favor de tudo isso que você escreveu e também espero que eu consiga passar muitos valores pro mmeu filho, principalmente os das palavras mágicas, o de não ter preconceitos e o do amor...
    Adorei esse post e a imagem do menino dando cotoco! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkk Amigas, o ECA é especialmente pra vocês! Nath, Eugênia e Sabin... Vocês vão ou não rir de mim se eu tiver um filho que fale ECA pra comida????? kkkkkkkkkk Mas Eugênia, o João não vai fazer isso! A Tia dele não vai deixar! kkkkkkk E eu espero também que você e o Vitor consigam ensinar tudo isso e muito mais! Ele já é abençoado por ter pais maravilhosos e que seguem bons valores... Exemplo ele vai ter e isso é o mais importante!!!
    O cotoco acho que ele vai aprender é cedo... kkkkkkk
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!!! que blog lindo!!!! AMEI o post ;) e principalmente a parte do ECA (kkkkkkkk) Acredita que toda vida agora que eu faço cara feia ou eca pra comida, lembro de ti!!!(kkkkkk)Agora pior que o eca é o cotoco viu Mary, faz isso não, ensina isso pro João não, please!!!!!
    Brincadeiras a parte, muito legal o blog, a partir de hoje vou sempre acompanhar!
    beijossssss

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkk sabin, eu já tô tentando diminuir os cotocos e a palavrinha que eu sempre dizia, aquela c*, lembra? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Espero que ele demore a aprender isso, e com certeza não vai ser por mim, mas aquela história: quem sai aos seus não degenera...
    Será que ele vai me dar cotoco pelas costas como eu fazia com a mamãe? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post novo, mas na verdade, não existe uma "cartilha"de como fazer seu filho a pessoa mais educada, correta, etc...etc...mas a orientação e EXEMPLOS nossos somam muito, mas pra isso ter um resultado legal, precisamos estar juntos, quer dizer pai e mãe educando na mesma direção. Eu sei que a educação é uma continuidade da que recebemos, de como fomos amados, instruidos e toda nossa formação de personalidade, isso é básico, pois cada filho tem que ter um método peculiar dele com os pais, isso não resta dúvida, pois são serem diverentes, e temos que "descobrir"a "formula"melhor para cada um de como educa-los. Mas isso tudo é natural e a primeira regra é NUNCA, desistir de querer forma-los bons serem, NUNCA dizer não sem explicar o porque, colocarem regras e limites, ninguém pode ser educado sem eles. E o resto é conseguencia, eu sempre falei que a palavra que se educa é NÃO, porque o SIM já é permissivo e esse pode ser mal aplicado se não pensado com sensatez. Um beijos minhas queridas, nora, filha, amiga ...

    ResponderExcluir
  7. Essa é minha mãe! Falou e disse tudo... Te amo lindona! Beijos

    ResponderExcluir