quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A descoberta...ENDOMETRIOSE

Esta semana eu tive uma importante e triste descoberta... Chega o fim das especulações: endometriose. Descobri que é assustador ter qualquer diagnóstico! É um baque! Não sei bem explicar... Primeiro por se deparar com algo inesperado, e depois por ser desconhecido. Derramei rios de lágrimas. Mas passado o susto, tudo se normalizou. Voltei a encarar os fatos e partir para o ataque! Não é um bicho de 7 cabeças! Poderia ser melhor sim, mas também poderia ser bem pior... Marquei meu médico assim que recebi o resultado do exame CA 125 para ele me explicar o que aquilo significava! Bom, vou contar a estória do cemeço: segunda-feira, dia 08/10, entrei no site do laboratório para obter os resultados dos meus exames - apesar de todos estarem previstos para o dia 11/10, eu resolvi tentar... E lá estavam quase todos eles! Progesterona, estradiol, FSH, LH, T3, TSH, ANTI CLAMIDIA IGG, ANTI CLAMIDIA IGM, ANTIGENO CA 125 e vitamina D 25. Conforme eu analisava a normalidade de cada um, encontrei 3 deles com alterações. Então fui dar uma olhadinha no que poderia significar... Não consegui entender muito bem, mas quando coloquei no google "CA 125 ALTO"... apareceu como sugestão ao lado destas palavras "ENDOMETRIOSE". Eu gelei. Eu já estava com uma certa intuição de endometriose quando li a respeito a primeira vez na clínica do meu médico. Não sei nem explicar... Mas era só intuição, na verdade havia um pouquinho de esperança... Eu chorei um pouco e depois resolvi parar de pensar nisso e aguardar o exame mais específico da endometriose que seria feito no dia seguinte. No dia seguinte, foi diagnosticado. Eu fiquei muito mal! É estranho você descobrir que de fato existe um problema com você. Neste dia, fiquei apenas pensativa. No dia seguinte é que fui tentar entender tudo sobre endometriose. Ouvi depoimentos, explicações de médicos, diferentes casos, e comecei a me acalmar um pouco mais. Não dá pra eu começar a viajar antes de ouvir o médico! Não tô tentando saber as possibilidades que tenho, mas quis aprender as possibilidades que existem...

Eu entendi que endometriose é um problema que pode acontecer durante a idade reprodutiva da mulher, a qualquer momento desde a primeira menstruação. Durante a menstruação, nós mulheres expelimos o tecido que reveste a cavidade interna do útero, uma mucosa chamada endométrio. Quando não ocorre a ovulação, este tecido descama e é eliminado na menstruação. O "erro" que pode ocorrer neste momento é algumas das células deste tecido migrarem no sentido oposto, subirem pelas tubas e caírem na cavidade abdominal, multiplicando-se e provocando uma reação inflamatória que caracteriza-se endometriose. Lá no abdômen, ela pode se localizar no sistema reprodutor, digestivo, ou urinário. A doença é benigna. Não vai virar um câncer, nem nada disso. Mas o que acontece? A doença pode causar dor durante a menstruação, durante a relação, durante a evacuação, ou poderá causar infertilidade. Como não tem cura e ela vai aumentando, então mesmo que hoje não haja dor, o ideal é estagnar a doença para que ela não aumente podendo causar dor no futuro ou comprometendo a fertilidade futuramente. Entendi que é uma doença que ainda estão sendo estudadas as causas... Não se sabe ao certo porque ela acontece, mas recomenda-se prevenir o desenvolvimento da doença, investigando sempre que possível os sintomas da doença, como cólica menstrual intensa, aumento do fluxo menstrual, dor para evacuar, intestino preso, etc. Também não se sabe ao certo porque exatamente a doença causa infertilidade quando não há comprometimento dos órgãos vitais para a fertilização. Mas acredita-se que a doença impede a fertilização pelo fato de que como é uma "menstruação" em local indevido, o nosso organismo entende que é um sangramento, ou seja, precisa de reparo, então ele nos protege, causando uma cicatrização, ou aderência neste local. Muitas vezes, esta aderência muda os órgãos de local dificultando a fertilização, pode bloquear as trompas se localizado nas mesmas, ou por algum fator imunológico causa infertilidade. O fato é que cada endometriose é um caso. Cada endometriose vai escrever sua própria estória. E a maioria delas tem um final feliz! É preciso ter esperança!
Até a próxima! Bom feriado à todas!

3 comentários:

  1. Prefiro vc desopilada.... Mas nada como um dia depois do outro. Eu acredito mas nos fatos que nos ditos escritos... Como eu mesma diria aos amigos, um pouco de fé é requerido. beijos Linda!

    ResponderExcluir
  2. Liu, fique tranquila!! Td ficará bem, te amo amiga!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiii linda..esta rolando um sorteio em meu blog caso queira participar fique a vontade...

    http://leticiadiariodeumatentante.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-no-blog.html

    bjim

    ResponderExcluir