quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lambendo a cria

Ainda não tenho filhos, mas pelo que observo é natural essa vontade da mãe de "lamber a cria"... Estar o tempo inteiro com o bebê... Passar os primeiros dias de vida dele olhando pra ele... Passar todos os primeiros meses de vida do bebê dedicando toda sua vida pra ele... Me parece algo natural. Entendo que isso faz parte da maternidade. Espero que aconteça comigo e acho sim que isso vai acontecer... Mas me preocupo com o controle deste sentimento (controle e não dosagem! Controlar no sentido de às vezes conseguir deixar o sentimento de lado para ser um pouco mais racional...). Acho que é preciso haver um limite para criar bem. Acho que é preciso haver um limite para viver bem...
Eu sou apenas observadora, sempre fui. Observo o mundo, observo as pessoas... Algumas me encantam, outras me enojam, outras me intrigam...e há as mães... as mães me fascinam! Quero muito saber o que existe do lado de lá! O que é este sentimento tão forte que domina nosso ser e nos faz ao mesmo tempo cometer tantos erros? Erros que provavelmente saberíamos conduzir se não fosse o nosso filho em questão! É um assunto polêmico até... É aquela estória novamente de como falar é fácil... E não adianta lutar contra isso porque certamente as pessoas de fora analisam uma situação racionalmente e solucionam como seria melhor fazer se não houvessem tantos sentimentos no meio do caminho... Por exemplo, é fácil notar o sofrimento que é para a mãe voltar a trabalhar! Todas sofrem muito, choram... mas é algo necessário, não é mesmo? Pelo menos nos dia de hoje é assim para a maioria das mulheres! Aí, por algum tempo (pelo menos no começo), elas deixam de sair, de namorar, de viajar, de malhar, trabalham menos... E é necessário porque é apenas um bebêzinho... tão pequeno, tão frágil e totalmente dependente das mães! Mas eles vão crescendo e crescendo... E a mãe precisa se adaptar à sua nova vida, é claro, pois agora é mãe! E agora existe uma criança para cuidar, amar, educar... Isso deve tomar conta de toda vida, certo??? Errado! Na minha opinião... É preciso retomar as atividades que sempre fizeram parte de sua vida... e é aí que entra a super-mulher que consegue ser super mãe, esposa, dona de casa, profissional, amiga, filha, irmã... Sei que é uma loucura a vida de mãe, mas as mães não deixam de ser mulher, nem esposas, nem profissionais, nem amigas, filhas, terem seus sonhos... Na sua vida, ser mãe era apenas um dos seus sonhos, então ainda existem todos os outros! O que eu falo não é nenhuma maldade ou egoísmo... É apenas não deixar todo o resto da vida de lado. Pelo que noto nas mães é o que dá vontade de fazer! Mas é preciso ser forte! E isso será bom pra você e seu filho! Continuar sendo uma esposa dedicada vai manter seu casamento feliz, e isso é importante para seu filho. Ele também precisa admirar a mulher que você é em todos os outros quesitos. Quer mais motivos para você não esquecer de você mesma? Um dia ele vai tirar férias na casa da avó, vai começar a querer dormir na casa dos amiguinhos, vai querer viajar, talvez faça um intercâmbio, vai começar a namorar e um dia ele simplesmente vai embora... O fato é o velho clichê de sempre: a gente cria os filhos pro mundo!
É importante sim fazer o melhor para sua gravidez, se alimentar bem, escolher o parto que acredita ser o mais adequado, amamentar e abrir mão de um monte de coisas por seu filho, se dedicar 24 horas... Mas os dias passam, os meses passam e não é mais preciso continuar se dedicando 24 horas sempre... Eu vejo muito acontecer: o marido vira segundo plano, e as amigas... ah, estas só na rede social mesmo! Seu cabelo, unha, pele, corpo... vão ficando totalmente de lado! Tudo porque você agora é mãe! Ok, isso o mundo já entendeu... E fora isso? O que mais? Precisa haver algo mais... O mais saudável é ter uma vida além de ser mãe! É preciso encontrar um ponto de equilíbrio para cuidar do seu filho com todo amor que você sente por ele, e seguir em paralelo a sua vida como mulher! Em paralelo sim, porque como todos dizem, a mãe em nenhum momento conseguirá mais deixar de se preocupar com seu filho por mais seguro que ele esteja. É claro que tudo tem seu tempo e o filho precisa mesmo de 100% desta mãe nos primeiros dias de vida, mas eles vão crescer... E é nesta hora que eu falo da dosagem... Quando você se dedica integralmente à qualquer coisa, as coisas facilmente saem do controle... Você frustra alguns sonhos e acaba facilmente projetando-os em seus filhos... Os filhos terão sua individualidade e você não deve nunca perder a sua...
Hoje tive uma conversa que me fez pensar muito nisso... Num bate-papo entre amigos, chegamos à conclusão que se cada um pudesse escolher entre ter um bom pai ou mãe, ou admirar seu pai ou mãe como pessoas, todos escolheram que preferiam admirá-los como seres humanos e tê-los como exemplos... É questão de não ser egoísta! Queremos uma mãe feliz, uma família feliz, uma profissional realizada... isso reflete no mundo. Então, NUNCA resuma sua vida em ser uma boa mãe... Mas sim, seja uma boa mãe, sempre, lógicooo!!! É isso que vou tentar quando eu for mãe um dia. E não tenho certeza de como será ou se irei conseguir, mas sei que vou tentar.
Espero que tenham entendido mesmo o que quis dizer... Vocês sabem o quanto levanto a bandeira da maternidade! Este post é para casos extremos... eu conheço alguns, talvez vocês também... E também sou a favor de trabalhar menos após a maternidade e outras cositas mais, mas estou defendendo principalmente o fato de que se você tinha um sonho antes de ser mãe não desista deste sonho NUNCA! Seu filho vai ter amar do mesmo jeito. Só estou pensando em ver uma mãe feliz sempre... mesmo depois que seus filhos sairem de casa.

2 comentários:

  1. Amiga, eu sou a favor de você ser mãe e ter vida.
    Eu amo meu filho, mesmo ele na minha barriga...
    Sei que quando naasce um filho a rotina muda, tudo muda, mas depois você vai se adaptando até que sua vida social/profissional volte ao "normal".
    Sei que algumas coisas temos que abrir mão, mas tem outras que não podemos abrir mão porque viraremos mãe. Cuidar do casamento, da casa, dos amigos,do trabalho, tudo isso faz parte da felicidade de uma pessoa... Ninguém veio ao mundo apenas pra lamber a cria e nada mais!
    Tô contigo e não abro!
    hahahahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir