quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Controle de ovulação

Gente, fico aqui pensando... desabafo de tentante deve ser um saco de ler! É sempre a mesma coisa... E ficamos esperando um post com o título "estou grávida!", mas ele, infelizmente, não chega, né? Pois é. Ainda não... Gostaria muito de escrever este post, mas não é minha escolha, faço o possível! E também já falei que vou evitar os desabafos por serem cansativos... E ultimamente doloridos também... O tempo vai passando e a gente fica cada vez mais sensível com este assunto. Mas vamos em frente, né? Por isso faço muitos posts educativos! Normalmente algo me desperta pra falar de algum assunto ou algo que estou aprendendo por estar passando pela situação... Por exemplo, no momento, eu estou tomando indutor de ovulação, o clomid, e neste primeiro mês fiz o controle da ovulação... Resolvi entender um pouco mais do assunto. Fiquei pesquisando muito e achei muito difícil de entender! Mas de tanto ler o assunto, isso já está amadurecendo mais na minha cabeça. Achei uma explicação bem formulada da Alê (fonte: http://anunes.e-familyblog.com/note/1508) e vou resumir e tentar colocar minhas palavras...
O controle da ovulação é bem bacana para quem está programando engravidar por acompanhar o desenvolvimento do período fértil e facilitar as tentativas. É feito um transvaginal a partir do 8º ou 10º dia onde é analisado o seu útero, e observado o aparecimento de folículos nos ovários direito e esquerdo e o tamanho do endométrio. Detalhe: antes eu não sabia nem da existência dos tais folículos! Hoje eu entendo que tudo começa com o aparecimento deles. Os folículos são observados dia sim, dia não (o médico que irá orientar quando você deve retornar a cada exame) e desta forma o médico consegue prever o momento mais próximo da ovulação. Os folículos rompem em média entre 19 e 23mm, mas com a medicação (o indutor de ovulação), a tendência é que eles cresçam um pouco mais, até uns 28mm ou mais. Andei lendo muitos casos que foram rompidos com 35mm ou mais. O rompimento do folículo significa que ele vai liberar a saída do óvulo. Mas nem todos os folículos se rompem. Alguns começam a crescer (crescem em média 2mm por dia) depois vão regredindo de tamanho. É normal apenas um folículo romper para liberar o óvulo, mas em algumas pessoas aparecem mais folículos e vários rompem. O indutor vem justamente para induzir que eles apareçam e se desenvolvam até ovular! Foi no meu primeiro controle de ovulação que descobri que minha ovulação é tardia. Tive um folículo no ovário direito e um no esquerdo. No 15º dia do ciclo notou-se que o folículo do ovário esquerdo não ovularia, estava regredindo. O outro foi crescendo e no 19º dia estava com 2,9cm. Retornei apenas no 24º dia e ele já havia rompido, pois já não existia nada lá! Recentemente fiz outro controle de ovulação, tomando o clomid (indutor), e no meu 19º dia o folículo direito estava com 3,5cm e o esquerdo com 2,3cm... Achei que voltaria lá no 21º dia e ele simplesmente me deu o laudo final: não houve ovulação este ciclo / ciclo anovulatório (mais ou menos isso). Fiquei chateada pelo seguinte motivo: Se no primeiro ciclo ele acompanhou até o 24º e vimos que tenho ovulação tardia, e no 19º dia tinha um folículo medindo 2,9cm, por que neste ciclo ele parou no 19º dia com um folículo de 2,3cm e outro com 3,5cm ? Sendo que eu li que com a medicação eles ficam maiores mesmo... Sinceramente, fiquei muito chateada. E depois andei lendo e lendo e vi que existem medicamentos para ajudar os folículos a romperem na hora certa! Se meu médico viu que meu folículo rompeu grande na primeira vez por que já não me passou essa medicação??? Poxa, não sei. Não entendo muito de muita coisa, mas entendo que nem sempre eles estão certos pelo simples motivo de que nem sempre eles se atentam a tudo que acontece com a gente. Mas agora que eu entendo um pouco melhor essas coisas, vou conversar com meu médico com calma. Mais uma dica: anotem todos os dados importantes sobre você, pesquisem os exames que vai fazer para entender o que é ou não para acontecer! Claro, que tomando cuidado com o que se lê por aí, pois tem muita besteira na internet, e a palavra do médico é mais confiável! Mas entender por alto para tirar as dúvidas melhor é sempre bom... Relembrá-lo de algumas coisas, pois ele tem muitas pacientes como você, e cada uma com suas particularidades. Eu sei como é isso... Eu como arquiteta, também tenho que ficar lembrando tudo que o cliente me falou na reunião passada e às vezes um item passa batido, e só vamos ver quando eu tô mostrando o projeto. É assim, mas o meu tempo tá correndo, né? Não tenho mais 20 aninhos...
E lá se vai mais um ciclo perdido...

16 comentários:

  1. Sua hora vai chegar Liu!!! Tô torcendo muito por você!!! Bjos!!! Chris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Chris!!!
      Um beijo enorme!
      Liu

      Excluir
    2. E aí vc conseguiu engravidar?? Eu to passando pela mesma coisa que vc passou nessa época, esses medicos são muito desligados... Nossa senhora!! Estou no 15dc e meu Foliculo está 2,9 enorme e to com medo de não romper, vou voltar lá sexta feira para ver...

      Excluir
  2. Liu, que saco isso né? Conversa com o seu médico direitinho sobre tudo isso, leva umas anotações, e se não tiver se sentindo 100% segura só com o indutor, marca um médico específico nisso, ou não tem? :/
    Sabe, cada caso é um caso, mas a professora da Lise, engravidou recentemente tomando essas coisas, ela nunca imaginou que conseguiria pq era bem mais velha, resolveu ter filho quase nos 40...!
    Então, tenho certeza que fazendo o "procedimento" correto, aproveitando a ovulação e o médico orientando você, vai dar tudo certo... Ano que vem estaremos juntas, organizando o chá de baby, quarto e tudo mais que seu filho tiver direito!
    Amamos você!
    beijos, eugenia e joão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô cunhada! Que lindaaa! Obrigada! Ano que vem, se Deus quiser, vão ter duas loucas, uma organizando o chá de baby, e a outra, a festinha de 1 ano!! ÊÊÊÊÊÊ
      Vai ser lindo o chá do meu afilhadinho... não vejo a hora! :)
      Amo muitoooo
      Beijos
      Liu

      Excluir
  3. Ola Ligia

    Porque vc não faz inceminação artificial.Eu fiz o controle e se não der certo neste ciclo vou pra segunda opção.Se Deus quiser em breve estaremos de bebê.bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Ligia

    Porque vc não faz inceminação artificial.Eu fiz o controle e se não der certo neste ciclo vou pra segunda opção.Se Deus quiser em breve estaremos de bebê.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz, mas no meu caso não vale a pena mais de uma tentativa. Vou fazer fertilização. Boa Sorte pra nós! Vai dar tudo certo!!

      Excluir
  5. oi Ligia.Acabei de ler sua postagem e me identifiquei com ela,eu estou desse jeito...E sei como é.Parece q os médicos fazem pouco caso.Masss...fazer o quê!! o jeito é nos desejar boa sorte e pedir pra Deus q de tudo certo.

    ResponderExcluir
  6. Eu tbem irei fazer ....o indutor sera o serophene..tudo para nos...querida ...tudo no tempo de Deus....

    ResponderExcluir
  7. Fiz um controle de ovulação desde o inicio e sei que ovulei entre o 16 e 17 dia, que foi no dia 24 e 25/10/13. Praticamos nos três dias, no 15, 16 e 17. Na semana seguinte, veio um liquido amarelado que escorreu só uns dois dias depois parou e ja achei bem estranho, pois nunca tive isso. Agora essa semana estou com um sono incontrolavel, quando como quando nao como, e desde ontem esta vindo uma manchinha mais para o marrom e com colica, que acompanha um certo enjoo. A colica parece ser de menstruacao normal, mas nunca tive enjoo junto..ahh e tb uma dor nas costas que vai e volta. Como sou desesperada ja fiz dois testes de farmacia, sei que ia dar negativo, pq e para descer na Terça, entao é claro que iria dar negativo, mas enfim meninas.. será que posso estar gravida? Estou com um pedido de HCG para fazer. Sera que ja posso fazer na Terça caso não desça? Abraços meninas

    ResponderExcluir
  8. Gente amanhã é o dia da monstra vir.. estava toda chorosa ja pois antes de ontem veio um negocio que manchou minha calcinha, jurei que era menstruacao e por conta disso ja tava desanimada, mas foi só um dia e parou... Agora vou esperar e caso nao desça vou correr para fazer pelo menos um de farmacia.

    ResponderExcluir
  9. Meu medico acha desnecessário fazer o controle quando se toma o indutor em forma de comprimido, fiquei mt chateada pois eu qria fazer.
    Agora eu teria que ir para a indução com injeção, mas não vou quero esperar se não der certo ate o fim do ano, volto para fazer esse tratamento!
    Seu texto mt completo me ajudou bastante, muito obrigado Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  10. Olá meninas, fui no médico fiz uma transvarginal que deu que tenho folículos no ovário esquerdo medindo 1.32 X 1.31 cm oque será meninas me ajudem????

    ResponderExcluir
  11. Oi ligia, fui ao médico e fiz o exame Beta, porém deu negativo, hoje 03 de novembro fiz um ultra vaginal e constou que estou com um espesso folículo de 26mm no ovário esquerdo, minha pergunta é só quando o folículo se romper que posso saber se engravidei? A médica mandou volta da aqui 14 dias. Desculpe não entendo muito disso!! Meu nome é Leyde.

    ResponderExcluir