quarta-feira, 4 de março de 2015

Meus EXAMES ao longo dessa luta!


Sempre quis fazer esse post e finalmente estou aqui com tempo para redigir os nomes dos exames que fui fazendo ao longo da checagem para saber se eu tinha de fato algum problema para engravidar. Esses são apenas os meus, pois meu marido também fez uma série de exames (não tanto quanto eu!!! :/). Bom, vamos lá!

Após 1 ano tentando engravidar naturalmente, achei estranho e fui ao médico... Até aí era meu médico normal, o meu ginecologista de costume... Cheguei pra dizer que queria engravidar e não estava conseguindo, então ele me passou alguns exames:

Transvaginal

Sangue 
  • Prolactina
  • Progesterona plasmática
  • Estradiol
  • FSH-Hormônio folículo estimulante
  • Testosterona Livre calculada)
Tireóide

Voltei com os exames e eles propôs outro tipo de exame:

Controle de Ovulação

Este já expliquei aqui... Checa se você está ovulando e aproveita pra dizer esse momento. É uma sequência de transvaginal por alguns dias até o momento de você ovular, e aí ele sugere que tenha relação naquele dia.
Após o controle, ele me solicitou um exame para checagem das trompas:

Histerossalpingografia

Após a checagem das trompas, ele me propôs a utilização por 3 meses do indutor de ovulação, sendo que oral, o clomid. E após essa tentativa sem sucesso, me encaminhou ao médico de REPRODUÇÃO HUMANA. Cheguei neste médico com os exames já feitos e então ele solicitou os seguintes exames:

Sangue (colhido do 1º ao 3º dia do ciclo menstrual)
  • CA 125
  • Hormônio Luteinizante - LH
  • Estradiol
  • Chlamydia Trachomatis - Anticorpos IgG-ELISA
  • Chlamydia Trachomatis - Anticorpos IgM-ELISA
  • Progesterona
  • FSH-Hormônio folículo estimulante
  • Triiodotironina-T3 Total
  • TSH - Ultra Sensível
  • Vitamina D-25 Hidroxi)
Ultrassonografia para Mapeamento de endometriose

Pronto, então cheguei no meu problema ENDOMETRIOSE (tanto no CA125 quanto no mapeamento).
Na sequencia, fiz os procedimentos de tratamento da doença com o Zoladex 3.6 e laparoscopia. Junto com minha laparoscopia fiz um outro exame para checar o útero:

Histeroscopia

Depois, na sequencia, entrei nos procedimentos de tratamentos para engravidar fazendo uma Inseminação e depois Fertilização.

Um belo dia engravidei naturalmente e perdi... Então, quando sofri o aborto, meu médico me passou os seguintes exames:

Sangue
  • prova Cruzada / Crossmatch de Linfócitos totais
  • perfil anticoagulante lúpico
  • beta 2 Glicoproteína, autoanticorpos
  • pesquisa da mutação G20210A no Gene da Protrombina Fator II
  • Pesquisa da mutação R506Q (G1691A) no Gene do Fator V
  • Homocisteína
  • Determinação da antitrombina
  • Determinação da proteína C
  • Determinação da proteína S
  • Anti-cardiolipina lgG
  • Anti-cardiolipina lgM
Bom, na sequencia eu fiz a outra laparoscopia para novamente tratar a doença e depois fiz um novo exame

Hormônio Anti-Mulleriano

Este é bem legal e importante, pois checa a sua reserva ovariana, em outras palavras, quanto tempo você ainda vai ovular...

E é isso! 2011 a 2015 num simples post! :) Mas não, o caminho foi mais longo e cheio de intervalos, e tiveram vários outros exames antes das cirurgias, hemogramas, biópsias, e muitos exames que se repetem a cada novo procedimento, muitos beta Hcg esperançosos... Mas dos que fiz e que importam para checar a saúde fértil da mulher, foram esses aqui!

Espero que ajude vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário