quinta-feira, 26 de março de 2015

Fernanda Machado venceu a endometriose!


A atriz Fernanda Machado tem contato muito sua estória nos programas de televisão! Bem, ela está grávida e comemora com a frase: "Eu venci a Endo! Tenha fé, você pode vencer ela também!". Pois é, nós fazemos parte dos 15% das mulheres que tem endometriose. Mas o que acho muito legal é ela estar levantando uma bandeira e chamando a atenção pra essa doença, que se tratada poderia evitar o grande estrago que é a infertilidade, além das dores... Admiro muito o que ela está fazendo, levando esperança e chamando atenção pra essa doença chata!! :)



"Bom dia gente! Desde que dividi com vcs (sic) a alegria de que vou ser mamãe, recebi muitas mensagens lindas de mulheres que como eu são portadoras da Endometriose, dividindo comigo suas experiências, suas dores, suas alegrias e muitas me pedindo ajuda. Eu não podia deixar de ajudar, como posso, por isso venho aqui contar um pouquinho do meu caso, acho que venci a Endo, pq descobri a doença numa fase inicial, acompanhei, tratei e resolvi fazer a cirurgia no momento em que percebi que corria o risco de perder um ovário. Por isso meu conselho é que fiquem atentas ao seu corpo, procurem um bom médico, especializado em Endometriose, sei que não é fácil mas não desistam! Acreditem, confiem!!! Quero mandar todo o meu amor para aquelas que estão sofrendo com as dores físicas e emocionais que essa doença traz. E aproveito para agradecer todos os médicos que me acompanharam nessa jornada Dr. Marco Aurélio Oliveira e Dr. Maurício Lorenzatto e tantos outros que me ajudaram a realizar o meu maior sonho, o de ser mãe!!!! #euvenciaendometriose #sonhodesermae".

A história de Fernanda Machado teve final feliz e ela fez questão de alertar para a importãncia de procurar orientação médica - e ter fé. "Não fiquei muito tempo tentando engravidar, porque eu fiz o tratamento. Logo depois que descobri a endometriose, eu fiz dois anos de acompanhamento, bloqueando a menstruação. Fiquei dois anos com um implante de progesterona sob a pele, para não menstruar", conta Fernanda.

A atriz fez esse implante porque a endometriose ocorre quando as células do endométrio, tecido que reveste o útero, se desprendem na menstruação e, em vez de serem eliminadas, voltam pelas trompas, se alojando e crescendo em outras partes do abdômen, como os ovários, bexiga e intestinos, formando nódulos e tumores benignos chamados endometriomas. Esses nódulos sangram a cada ciclo menstrual, provocando cólicas fortíssimas.

Mesmo sem menstruar, a atriz passou por um susto em 2013. "Depois de um ano e meio de tratamento, eu ainda tinha um endometrioma no meu ovário direito que não parava de crescer. O meu médico disse que, se eu não operasse, eu correria o risco de perder o meu ovário. Foi no meio da novela 'Amor à Vida'", relembra a atriz.

Fernanda não quis correr o risco de ficar infértil. "A operação foi uma decisão fundamental para eu conseguir engravidar. Eu já estava com 33 anos, ja não é tão fácil engravidar, não é como ter 20 anos. Não podia perder um ovário. Então eu operei no meio da novela. Procurei um médico superespecialista, que 'limpou' tudo o que podia 'limpar' e salvou o meu ovário direito. Ele ficou bem saudável", conta Fernanda.

Vivendo uma vilã em "Amor à Vida", a atriz ficou apenas uma semana de repouso em casa, logo retornando às gravações. A recomendação do médico era que Fernanda tentasse engravidar logo após a cirurgia, mas ela ainda esperou alguns meses. "Como eu ainda estava no meio da novela e o meu marido precisava voltar para os EUA por um tempo, eu coloquei mais um implante de progesterona sob a pele, por seis meses. Eu retirei o implante em agosto e engravidei no final de setembro. Ou seja, engravidei logo com o meu primeiro óvulo. Foi muito certinho, graças a Deus, porque eu tratei", comemora.

"Os principais sintomas da endometriose são fortes cólicas menstruais, dor na relação sexual e infertilidade", explica a ginecologista Mariana Campos de Paula, especialista em reprodução humana. Diante desses sintomas, é necessário procurar um ginecologista. "Os melhores exames para detectar a endometriose são a ressonância magnética da pelve e a videolaparoscopia diagnóstica. Esses exames normalmente são solicitados quando se tem alguma suspeita pelo exame e história clínica", explica a médica. A partir dos resultados, médico e paciente decidem a melhor linha de tratamento, que depende de fatores como gravidade dos sintomas, da doença, idade e o desejo de engravidar.

Fonte: http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/materias/gravida-de-quatro-meses-fernanda-machado-conta-detalhes-de-seu-tratamento-contra-endometriose.htm

3 comentários: