terça-feira, 5 de novembro de 2013

As verdades que as amigas com filhos deveriam saber

Lendo um post compartilhado numa rede social (http://chadebergamota.uol.com.br/2013/04/25/nove-verdades-que-os-amigos-sem-filhos-poderiam-saber/), eu resolvi criar "as verdades que as amigas com filhos deveriam saber". E elas deveriam saber ainda mais porque já viveram esse momento sem filhos. E as amigas sem filhos realmente nunca viveram a vida de ter filhos...
1. Deixem a gente dar opinião (mesmo que a gente fale besteira).
É só opinião, da mesma forma que a gente opina sobre mil outras situações que nunca vivemos na vida. Opinião é assim... a gente não sabe nada de nada, mas sempre tem uma!
Pra começar, a gente pisa em ovos com as amigas com filhos... A gente observa a opinião de uma, de outra, observa os resultados, e nunca sabe como conversar alguma "opinião" que formamos só com base em observações porque sabemos que não temos experiência nenhuma! O que temos é opinião. Sei o que as mães pensam, mas é absurdo elas não disfarçarem a cara de pouco caso com nossa opinião... Isso quando não falam algo mesmo, do tipo "você não sabe, você não é mãe"... (Isso dói no fundo da alma para uma "tentante"... É o tipo da frase DESNECESSÁRIA). E as mães sabem o quanto elas já morderam a língua com opiniões sobre isso ou aquilo antes de ter filho. É natural de vez em quando sair da nossa boca uma opinião do que acha legal ou não, até porque se não emitir qualquer opinião, vai ficar calada porque é o único assunto que existe depois da vida com filhos, e isso a gente já tenta entender...
2. Podem nos convidar para os programas com os filhos de vocês! (Especialmente se somos tentantes!)
Sim, a gente sente falta da amiga, mas entende ou tenta entender todas as ausências, atrasos, etc... Mas às vezes não entende porque ela não poderia entender que você gostaria sim de ser encaixada em algum momento, algum programa com seus filhos, até por querer conviver, que eles cresçam sabendo quem você é na vida na mãe deles, etc e tal.
3. As vezes a gente não vai decorar os acontecimentos e datas com o seu bebê!
Isso é natural... Nós nos interessamos mais por esses pequenos detalhes quando entramos na fase... É igual a casar... A gente começa a prestar atenção em todos os procedimentos, buffets, lojas, etc quando estamos organizando um casamento, mas antes disso a gente não presta muita atenção em nada disso. Da mesma forma que as mães não decoram direito nosso procedimentos de tratamento... Então, nos entendam... Não é porque a gente não ama o filho de vocês!
4. A gente ainda não tem jeito com crianças, mas a gente ama sim seu filho!
A gente se esforça pra brincar e tal, mas muitas vezes quando a criança não demonstra interesse, a gente também não pega muito, e tal. Muitas vezes porque a gente não tem jeito ainda, sabe? Eu, por exemplo, sou super tímida... Gosto de brincar mais com a criança quando estou à sós com ela... Essa coisa de fazer brincadeiras em voz alta e tal, pegar logo a criança pra dar uma volta... é mais natural quando a gente já é mãe... Por enquanto, entendam a nossa forma de amar.
5. A gente não some! A gente só está respeitando a fase de vocês...
Pois é. Já vi muita gente reclamar da solidão pós maternidade/paternidade. Mas quando nós não temos filhos ainda, nós não temos idéia de que bate essa "solidão" quanto à amizade... A gente acha que tem ali uma família feliz e bem resolvida, e que nem se lembra dos amigos. E digo mais, achamos que quando eles sentirem falta, eles vão nos ligar. É como se fosse o nosso momento de respeitar, porque afinal, não sabemos a hora certa de ligar pra conversar, ou para fazer um convite qualquer.
6. Da mesma forma que você não resolveu seus problemas antes de engravidar, eu também não!
Uma coisa muito interessante é que no mundo "mãe" - que entendo perfeitamente que seja outro mundo, totalmente diferente e lindo (e que eu sonho muito em fazer parte um dia), todo assunto é visto sob uma única perspectiva - ser mãe. Então, quando nas poucas vezes rolam assuntos fora da maternidade, falando sobre uma insônia, um trabalho que está muito puxado, uma reclamação do marido, um problema de saúde, etc, ou qualquer coisa do tipo, sempre escutamos "Amiga, pois veja logo isso antes de ser mãe, porque depois fica pior!". Ok. Entendo. Então, toda mãe estava com a vida perfeita e preparadíssima para a chegada de um filho, e só então virou mãe??? Não, né? Então, parem de fazer essas observações... :/

3 comentários:

  1. Tenho algumas colocação IMPORTANTES para fazer. kkkkkkkkkkkkkkkk
    Amiga, NENHUMA mãe tem experiência com o filho dos outros. Então a parte da opinião, é coisa de gente intolerante de não aceitar a opinião alheia, sabe porque?
    Já ouvi tantos absurdos em como criar meu filho, e acredite, os mais ABSURDOS vieram de quem já teve filho, sabia?
    Quem ainda não foi mãe, acaba tendo a sensação que o bebê/criança é mais frágil, sei lá, tenho essa sensação.
    Convivo muito com você e com o João e vejo sua interação PERFEITA com ele. Seu jeito incrível. Sua doçura.
    Experiência materna é isso: é seguir o coração, o instinto. Isso você tem de sobra. Dá um banho em muita mãe por aí.
    Sua hora vai chegar pra você transbordar seu filho de amor. Tenho certeza.
    Espero não errar nunca com você com essas coisas aí, até porque a gente quase divide a maternidade do João, né/

    ResponderExcluir
  2. Nada a declarar.... risos. Acho que quase todo mundo é melhor mãe que eu... e é sempre bom lembrar que nunca quis ser mãe, e depois de ser nunca me imaginei sem minhas filhas... quanto a opinião, da quem quer, mas eu so dou se alguem pedir... quanto ao resto... sei lá, sempre fui muito diferento da média... desde que não maltrate minhas crias, tudo vale.
    Acho que não sou chata, não.

    Mas só pra ser chata, ter uma cria, muda a forma de olhar o mundo... mas depois que as crias crescem você percebe que as crias são como vc foi um dia. pessoas, inteiras, não são seus. nunca foram... e vc olha para eles e pensa como foi que vc conseguiu, como foi mesmo?

    nunca soube.

    quis ter mais filhos, mas hoje quero so cheirar um pouco o dos outros, assim da menos trabalho...

    beijocas

    ResponderExcluir