segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Inseminação Artificial

Só hoje resolvi contar minha experiência com Inseminação Artificial. Foi muito doloroso quando não deu certo e eu demorei muito pra querer falar sobre isso...
Bom, sempre gosto de resumir minha estória em toda postagem porque sempre há leitoras novas que estão lendo a primeira vez no blog. Eu tenho 32 anos, e tenho endometriose. Descobri em outubro de 2012. Descobri através de um mapeamento para endometriose. Levei o diagnóstico para meu médico, que disse que o melhor tratamento para mim era uma fertilização (e isso era tudo que eu temia ouvir no momento). Me indicou 3 doses de zoladex 3.6 e falou que se eu quisesse fazer a fertilização, o procurasse depois desses 3 meses. No fim de outubro já tomei minha primeira dose de zoladex. Mas eu ainda queria uma segunda opinião para meu tratamento para engravidar e então, troquei de médico. Adorei meu novo médico. Ele quis primeiro conhecer minha endometriose. Então, em novembro fiz uma video-laparoscopia, mas como já havia tomado a primeira dose de zoladex, então minha endometriose estava grau II, mas possivelmente era grau III. Ou seja, de leve a moderada. Agora, ele poderia afirmar com mais convicção um tratamento para mim. E continuou a indicar 3 doses do zoladex (out-nov-dez/2012) e então iniciaríamos as tentativas do tratamento para engravidar no fim de janeiro. Ele me aconselhou uma tentativa de Inseminação Artificial e caso não desse certo eu faria a Fertilização In Vitro. Eu me agarrei demais nessa chance! Tinha certeza que daria certo! Pensava assim "Minha endometriose não é das piores, ovulo direitinho, tá tudo certo com meu marido... então depois do tratamento, vamos fazer a inseminação e vai dar tudo certo!!!". Estava muito esperançosa! Eu realmente estava positiva.






E foi assim... Dia 27 de dezembro foi minha última dose de zoladex. Ou seja, em janeiro eu não ovularia. Refiz o exame CA125 no meio de janeiro e havia baixado muito (de 40,6 para 7,7). No fim de janeiro começamos a induzir a ovulação para fazer a I.A. Fiquei fazendo as aplicações de menopur. Mas dia 05 de fevereiro vimos pelo ultrassom que os folículos não haviam crescido e paramos por ali. Resolvemos esperar mesmo eu menstruar... Eu menstruei dia 19 de fevereiro, mas ele resolveu deixar este um ciclo natural, sem indutor, iríamos acompanhar, e nos dias de ovulação ter relação... Mas nos dias possíveis de ovulação,meu pai piorou do câncer e veio a falecer...
Dia 16 de março fiquei menstruada novamente, e comecei a medicação do 3º dia do ciclo. Usei Gonal 75UI nos seguintes dias do ciclo: 3, 5, 7, 9, 11. No 12º dia do ciclo fizemos um ultrassom. Neste dia usei o Ovidrel, e no 14º dia (29 de março) fizemos a inseminação! Fomos eu e meu marido para que ele colha o sêmen e o laboratório escolha os melhores. A inseminação em si é um procedimento simples, rápido e indolor... feito na clínica mesmo, como se fosse um exame de prevenção (observe a imagem. Fonte: http://absguedes.blogspot.com.br/2012/11/as-etapas-da-inseminacao-artificial.html). E foi isso. Fiquei alguns minutinhos de repouso e depois, vida normal. Rezando muito, esperançosa e conversando com minha barriga de vez em quando...



Dia 11 de abril - 14 dias após a inseminação, fizemos o exame beta Hcg. Horas depois, meu resultado saiu e meu mundo desabou... Chorei muito sozinha no banheiro do trabalho, e mais tarde, com meu marido. E alguns dias depois ainda chorava sozinha... Mas depois passa. Você respira fundo e segue para o próximo passo. Fertilização? Então, vamos lá! Como disse meu marido uma vez pra mim... "Se você tá numa guerra, então tem que lutar, então vamos pra cima!"

12 comentários:

  1. Liu, o Ernani ta certo, não desista nunca!! Seu sonho se realizará simplesmente pq vc é uma pessoa maravilhosa! Te amo! Torço por vc sempre!

    ResponderExcluir
  2. Liu, o Ernani ta certo, não desista nunca!! Seu sonho se realizará simplesmente pq vc é uma pessoa maravilhosa! Te amo! Torço por vc sempre!

    ResponderExcluir
  3. Ligia .... estou no processo tbm patra uma IA...ansiedade a mil mas se tem uma certeza que tenho e que ninguém pode determinar o momento de uma vida começar...isso cabe somente a Deus...vivo hoje uma ansiedade pela qual vc passou...torço pra que suas expectativas sejam logo sanadas....me visite lá no meu blog
    http://magdabh.simplesite.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá meu nome é Thayná, estou fazendo uma trabalho de conclusão de curso sobre inseminação artificial e preciso de uma entrevista de uma pessoa que ja passou pelo processo de inseminação, as perguntas podem ser respondidas via email.
    Se você puder e quiser responder á algumas perguntas sobre sua inseminação para me ajudar, por favor me mande um email ou deixe um comentário aqui para mim.

    Grata Thayná.

    segue o email: thamn20@icloud.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda vamos comemorar seu sucesso.
    E não é pra abandonar o blog quando conseguir hein!
    Te amamos!

    ResponderExcluir
  7. Bom blog!!! Boa sorte, tb sou tentante!!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom blog!!! Boa sorte, tb sou tentante!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas boa tarde, sou tenta te a seis anos e agora em Julho fiz um IA q não deu certo.
    Gostaria de manter contato com vcs pgsantos9@email.com

    ...bjs para todas!

    ResponderExcluir