quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fazendo uma TEC (transferência de embrião congelado)



Olá meninas! Tudo bem? Este é um assunto que me intriga muito e me frustra também, pois eu nunca consegui fazer uma TEC! Existem 02 formas de fazer uma TEC: 01.Ao fazer uma FIV, restam embriões de qualidade após a transferência que ficam congelados para um próxima tentativa, no caso, uma TEC. 02: O seu médico acreditar que numa TEC há maior chance de uma gestação, e então você faz o processo da FIV, e não transfere naquele ciclo! Eu resolvi ler sobre isso, pois também ouvi muitos relatos de pessoas que conseguiram numa TEC!

Na minha pesquisa, percebi que realmente alguns médicos acreditam que congelar embriões aumenta chances de gestação - a taxa de sucesso do procedimento chega a 50% (comprovado por grupo de médicos da Clínica Origen, de Belo Horizonte, e de cientistas da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha). Com amostras frescas da fecundação feita em laboratório, índice cai para 38%.

Médico especialista em reprodução humana e um dos autores do estudo, Matheus Roque conta que, para realizar a pesquisa, foi feita a revisão de estudos que comparam resultados entre tratamentos de fertilização in vitro (FIV) com embriões frescos (quando são transferidos para o útero da paciente no mesmo ciclo e mesmo mês da estimulação ovariana) e de embriões congelados (que foram eletivamente criopreservados).

O estudo analisou 633 ciclos de FIV, sendo que 316 pacientes receberam a transferência de embriões frescos, e 317 os congelados. Participaram do estudo mulheres com boa resposta ao estímulo ovariano e idade média de 35 anos.

O endométrio, membrana que reveste a parede uterina, tem papel nesse processo. Em ciclos naturais, as mulheres apresentam taxas hormonais normais e produzem apenas um óvulo. Quando realizada a estimulação ovariana para a FIV, a quantidade de óvulos é maior (cinco, 10 e até 15), assim como os hormônios. “Esses níveis podem prejudicar o endométrio, piorar a receptividade dos embriões e diminuir as chances de gravidez”, esclarece Roque.

O pesquisador acredita que o sucesso com a técnica de congelamento embrionário se dá porque a qualidade dos embriões é semelhante à dos frescos, mas eles são transferidos em um momento em que os níveis hormonais da paciente já baixaram e estão muito mais próximos dos que ocorrem durante uma gestação natural.

Como funciona a Transferência de Embrião Congelado?

São 3 etapas:
Preparo endometrial: realizado habitualmente no começo do ciclo menstrual, com hormônios como estradiol e progesterona. O objetivo é que o endométrio atinja pelo menos 7 a 8 mm de espessura e fique com padrão que chamamos de trilaminar. Assim, iniciamos a progesterona (Utrogestan®, Evocanil®, Crinone®), hormônio de determina a data da transferência.
Descongelamento do embrião: realizado no dia da transferência, pela manhã. Neste momento sabemos a qualidade do embrião.
Transferência embrionária: a paciente é colocada em posição ginecológica, com a bexiga pouco cheia, para facilitar a passagem do cateter pelo colo do útero. O embrião é carregado pela embriologista dentro do cateter, e depositado delicadamente dentro da cavidade uterina. A paciente fica cerca de 10 min deitada e em repouso relativo por 2 dias. O teste de gravidez (beta HCG quantitativo sérico) é feito em 9 a 11 dias.

Eu amei saber disso, e com certeza numa próxima tentativa conversarei com meu médico sobre isso!!
Beijos

Fonte:
http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/01/23/interna_tecnologia%2c345501/congelar-embrioes-aumenta-chances-de-gestacao.shtml
http://www.vidabemvinda.com.br/tratamentos/reproducao-humana/transferencia-de-embriao-congelado.html

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

#projetoana

O insta @querosermamae está fazendo um projeto lindo que se chama #projetoana, Ela criou até insta @projeto_ana

“O projeto é baseado em 1. Samuel, pois Ana era uma mulher atribulada de espírito, com grande aflição por não conseguir ser mãe. A tristeza não podia mais ser escondida, seu semblante era abatido e a depressão batera à sua porta. Mas chegou o dia em que Ana se prostrou diante do Senhor e lhe pediu um filho. Nove meses depois, nasceu Samuel!! Ana era uma mulher sofrida e oprimida, mas encontrou cura para sua alma, quando se entregou a Deus, colocando sua aflição e dor diante Dele. A proposta é você escolher um tempo do dia para se dedicar a orar e interceder pelas outras pessoas que estão expostas na sua lista, citar para o senhor nome por nome (cada integrante permanece na mesma lista do projeto anterior). Devemos escolher uma hora do dia para jejuar e ler a bíblia para manter comunhão e intimidade com Deus.”

Começou na sexta-feira, dia 31 de outubro. Estou orando pelas meninas da minha lista em algum momento do meu dia... Tenho fé que todas em breve darão seu depoimento de graça alcançada!!!

Estou orando por todas! Nós vamos conseguir! Boa sorte! Deus está conosco !
Tem várias listas! No momento já está fechado, mas ela faz outras vezes, fiquem de olho!! Esta é minha lista, são 31 mulheres contando comigo
@maratentante @dessarf @keythmarrone @sararochabrasil @karineabjaude @eulaandia @ma_a_prado @ liu44 @flortentante @milacerdapereira @renatajfranco @_____nessa_____ @resanchesleal @thai_e_ma @suzany @graciellabarros @vilminhaprof @didi.fernandes @talitavenceslau @vivilacerda @claudiacarolineguedes @maenavidareal @milenadel1 @jumaramacedo @carolmont_ @a_priscila_bezerra @loacioly @josy_bento12 @cileneapolonio @adrianaoliveirasantosmp