segunda-feira, 20 de maio de 2013

Lados negativos da "torcida"

Nunca percebi o quanto seria ruim pra mim ter começado a desabafar com tantos amigos os meus planos de ser mãe... E acreditem: foi a pior coisa que fiz durante o processo "tentar ser mãe"! Pode ter certeza que a angústia com uma torcida tão enorme só aumenta, e isso atrapalha muito porque o psicológico é importante demais! Se houvesse a opção de apenas desabafar sem nunca ser questionada de como estão as coisas, como anda o tratamento, as "cercadas" para saber se está grávida... enfim, essas coisas todas que acontecem, então, não haveria problema! Sei que é natural perguntar, querer saber, se preocupar... é normal ser questionada, mas isso certamente irá te incomodar...pode acreditar!


Hoje eu sei que tenho uma doença chamada "endometriose". Eu sei que não é a pior coisa do mundo, mas uma coisa é certa: minhas chances são menores do que uma mulher totalmente saudável e não sei como e quando poderei ser mãe. Sendo assim, se torna muito chato ser questionada de como andam as coisas, etc. Chega! Não tô mais só "treinando" e não engravidarei mais a qualquer momento, então seria tão bom se as pessoas entendessem e parassem de querer saber! Eu optei por fazer um tratamento: inseminação artificial e não dando certo, fertilização in vitro. Ou seja, basta torcer por mim e quando acontecer, com certeza farei questão de dividir essa enorme alegria com todos os amigos! Mas enquanto nada está acontecendo, não é difícil imaginar as opções que estão acontecendo comigo: não estou grávida ou quero esperar um pouco mais para estar dividindo a notícia de uma gravidez mais segura, com risco menor de perder ou algo assim... O que pode ser feito, estou fazendo. Ninguém mais quer isso do que eu e meu marido. O processo é doloroso, então as pessoas deveriam dar espaço... Quando alguém está fazendo um tratamento para engravidar, ela mesma contará quando tiver novidades, mas dividir um processo de tentativas frustradas é realmente muito doloroso! Contar alegrias é bom demais, mas dividir angústia ou sofrimento com muitos não é nada agradável!


Uma pessoa muito querida uma vez me perguntou de uma maneira muito tranquila... "Como estão as coisas? Ou você prefere não falar sobre isso?"... Ah... Prefiro realmente não falar mais sobre isso.


Beijos à todos! E vamos continuar na luta! ;)