quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lambendo a cria

Ainda não tenho filhos, mas pelo que observo é natural essa vontade da mãe de "lamber a cria"... Estar o tempo inteiro com o bebê... Passar os primeiros dias de vida dele olhando pra ele... Passar todos os primeiros meses de vida do bebê dedicando toda sua vida pra ele... Me parece algo natural. Entendo que isso faz parte da maternidade. Espero que aconteça comigo e acho sim que isso vai acontecer... Mas me preocupo com o controle deste sentimento (controle e não dosagem! Controlar no sentido de às vezes conseguir deixar o sentimento de lado para ser um pouco mais racional...). Acho que é preciso haver um limite para criar bem. Acho que é preciso haver um limite para viver bem...
Eu sou apenas observadora, sempre fui. Observo o mundo, observo as pessoas... Algumas me encantam, outras me enojam, outras me intrigam...e há as mães... as mães me fascinam! Quero muito saber o que existe do lado de lá! O que é este sentimento tão forte que domina nosso ser e nos faz ao mesmo tempo cometer tantos erros? Erros que provavelmente saberíamos conduzir se não fosse o nosso filho em questão! É um assunto polêmico até... É aquela estória novamente de como falar é fácil... E não adianta lutar contra isso porque certamente as pessoas de fora analisam uma situação racionalmente e solucionam como seria melhor fazer se não houvessem tantos sentimentos no meio do caminho... Por exemplo, é fácil notar o sofrimento que é para a mãe voltar a trabalhar! Todas sofrem muito, choram... mas é algo necessário, não é mesmo? Pelo menos nos dia de hoje é assim para a maioria das mulheres! Aí, por algum tempo (pelo menos no começo), elas deixam de sair, de namorar, de viajar, de malhar, trabalham menos... E é necessário porque é apenas um bebêzinho... tão pequeno, tão frágil e totalmente dependente das mães! Mas eles vão crescendo e crescendo... E a mãe precisa se adaptar à sua nova vida, é claro, pois agora é mãe! E agora existe uma criança para cuidar, amar, educar... Isso deve tomar conta de toda vida, certo??? Errado! Na minha opinião... É preciso retomar as atividades que sempre fizeram parte de sua vida... e é aí que entra a super-mulher que consegue ser super mãe, esposa, dona de casa, profissional, amiga, filha, irmã... Sei que é uma loucura a vida de mãe, mas as mães não deixam de ser mulher, nem esposas, nem profissionais, nem amigas, filhas, terem seus sonhos... Na sua vida, ser mãe era apenas um dos seus sonhos, então ainda existem todos os outros! O que eu falo não é nenhuma maldade ou egoísmo... É apenas não deixar todo o resto da vida de lado. Pelo que noto nas mães é o que dá vontade de fazer! Mas é preciso ser forte! E isso será bom pra você e seu filho! Continuar sendo uma esposa dedicada vai manter seu casamento feliz, e isso é importante para seu filho. Ele também precisa admirar a mulher que você é em todos os outros quesitos. Quer mais motivos para você não esquecer de você mesma? Um dia ele vai tirar férias na casa da avó, vai começar a querer dormir na casa dos amiguinhos, vai querer viajar, talvez faça um intercâmbio, vai começar a namorar e um dia ele simplesmente vai embora... O fato é o velho clichê de sempre: a gente cria os filhos pro mundo!
É importante sim fazer o melhor para sua gravidez, se alimentar bem, escolher o parto que acredita ser o mais adequado, amamentar e abrir mão de um monte de coisas por seu filho, se dedicar 24 horas... Mas os dias passam, os meses passam e não é mais preciso continuar se dedicando 24 horas sempre... Eu vejo muito acontecer: o marido vira segundo plano, e as amigas... ah, estas só na rede social mesmo! Seu cabelo, unha, pele, corpo... vão ficando totalmente de lado! Tudo porque você agora é mãe! Ok, isso o mundo já entendeu... E fora isso? O que mais? Precisa haver algo mais... O mais saudável é ter uma vida além de ser mãe! É preciso encontrar um ponto de equilíbrio para cuidar do seu filho com todo amor que você sente por ele, e seguir em paralelo a sua vida como mulher! Em paralelo sim, porque como todos dizem, a mãe em nenhum momento conseguirá mais deixar de se preocupar com seu filho por mais seguro que ele esteja. É claro que tudo tem seu tempo e o filho precisa mesmo de 100% desta mãe nos primeiros dias de vida, mas eles vão crescer... E é nesta hora que eu falo da dosagem... Quando você se dedica integralmente à qualquer coisa, as coisas facilmente saem do controle... Você frustra alguns sonhos e acaba facilmente projetando-os em seus filhos... Os filhos terão sua individualidade e você não deve nunca perder a sua...
Hoje tive uma conversa que me fez pensar muito nisso... Num bate-papo entre amigos, chegamos à conclusão que se cada um pudesse escolher entre ter um bom pai ou mãe, ou admirar seu pai ou mãe como pessoas, todos escolheram que preferiam admirá-los como seres humanos e tê-los como exemplos... É questão de não ser egoísta! Queremos uma mãe feliz, uma família feliz, uma profissional realizada... isso reflete no mundo. Então, NUNCA resuma sua vida em ser uma boa mãe... Mas sim, seja uma boa mãe, sempre, lógicooo!!! É isso que vou tentar quando eu for mãe um dia. E não tenho certeza de como será ou se irei conseguir, mas sei que vou tentar.
Espero que tenham entendido mesmo o que quis dizer... Vocês sabem o quanto levanto a bandeira da maternidade! Este post é para casos extremos... eu conheço alguns, talvez vocês também... E também sou a favor de trabalhar menos após a maternidade e outras cositas mais, mas estou defendendo principalmente o fato de que se você tinha um sonho antes de ser mãe não desista deste sonho NUNCA! Seu filho vai ter amar do mesmo jeito. Só estou pensando em ver uma mãe feliz sempre... mesmo depois que seus filhos sairem de casa.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mães especiais...

Sempre quis falar sobre as mães de crianças especiais... Imagino que não seja nada fácil, mas quem não passa pela situação na pele não pode entender a dimensão do turbilhão de sentimentos que deve ser! Então eu não poderia simplesmente tentar falar sobre como deve ser... não tenho o menor direito! Mas passeando pela rede encontrei num blog um relato sincero e cheio de emoção, e quis muito colocar ele aqui no meu espaço... Então pedi para a Beta, autora do blog (http://viagem-de-mae.blogspot.com.br)... Leiam, é muito emocionante...

"90% das minhas postagens aqui são feitas por impulso.
Sinto-me angustiada, não tenho onde enfiar a dor que sinto e vomito ela aqui.
Mas dessa vez eu pensei muito, há muitos dias eu quero dizer isso, não consigo, fico adiando, mas acho que vocês precisam saber.
Claro q Deus me deu o dom de transformar esse vômito em palavras de força, de determinação, mas hj eu vou dizer toda a verdade sobre as mães que tem filhos especiais.
Tenho certeza que a maioria das mães que tem filhos especiais vão concordar comigo, as que não concordarem, farei questão de conhecer e implorar a receita de como é possível ser como são.
Bem, vamos à primeira verdade:
Toda mãe que tem um filho especial SOFRE!!!
Sofremos todos os dias ao ver nossos filhos terem dificuldades!!
Não importa o tamanho das dificuldades deles, não importa o que eles precisam, o que eles não fazem, é nosso filho, vai doer, vai sangrar.
Ver seu filho não ter as necessidades mais comuns de uma pessoa serem atendidas é doloroso.
Segunda verdade: as mães choram, as mães especiais se REVOLTAM.
Sim, eu olho para o céu às vezes e me pergunto porque Deus achou que eu não merecia ter um filho como todos os outros tem. Esse tal cristianismo que nos faz acreditar que tudo o que não está dentro dos padrões esperados é um castigo. (desculpem por falar eassim, mas eu disse q falaria tudo).
Se nossos filhos não andam, quando vemos uma criança do mesmo tamanho andando, choramos. Se nossos filhos não falam, ver uma criança da idade deles falando, faz você chorar de tristeza porque seu filho não pode. E assim acontece com qualquer dificuldade que exista.
Acontece que tamanha a dificuldade que temos, aprendemos a valorizar em dobro o que temos, porque as incertezas da vida nos fazem comemorar cada coisinha.
Nós experimentamos a forma mais sublime de amor que existe na face da Terra, nós provamos do amor mais difícil, do amor que ultrapassa todas as barreiras, do amor que não importa a dificuldade, a 'falta de beleza', a falta até mesmo de uma retribuição clara desse amor.
Nós aprendemos a reconhecer um olhar de afeto, um olhar de apelo, um olhar que diz: "fica aqui comigo", um olhar de " eu estou com dor".
Nós vivemos com uma incerteza dolorosa. A incerteza de não saber nosso futuro.
As projeções mais simples que qualquer ser humano pode fazer.
Nós não saberemos o que nossos filhos vão ser quando crescer, muitas vezes nem sabemos se eles crescerão.
As mães especiais (não no meu caso, felizmente) dormem e não sabem o que acontecerá no outro dia, se terão outro dia ao lado de seus filhos, sequer sabem onde passarão esse dia com eles.
As mães especiais são segundo plano, deixam qualquer sonho, deixam de viver tudo em prol de uma vida.
As mães especiais, engravidam como você, tem sonhos, pensam no enxoval, pensam em amamentar os filhos, querem vê-los andando, correndo, brincando.
As mães especiais perdem seus filhos assim que descobrem que eles não se encaixam em tudo o que elas sonharam.
As mães especiais tem que matar duas pessoas quando se descobrem: matam a si mesmas e aquele filho tão esperado que não veio.
Sim, aquela mãe e aquele filho não existem, não tem que viver dentro de nós, isso atrapalha. As mães especiais SE MATAM E MATAM tbm!!!
Mas as mães especiais imediatamente após a perda de um filho tão querido e à perda se si mesmas tem a oportunidade de engravidar imediatamente novamente.
Então, começam do zero, a barriga não cresce, mas vc pode acompanhar o seu nascimento, o seu crescimento e do seu novo filho também.
Por mais que seja uma vida prazerosa, afinal a maternidade é um prazer, nós choramos sim aquele filho perdido constantemente.
Mesmo que em raros momentos, por conta das dificuldades, a gente lembra daquele filho que não pode viver, choramos aquela mãe que não pudemos ser.
Daí vem a revolta de novo: "porque não posso ter aquele meu filho?"
Não, não é falta de amor pelo nosso verdadeiro filho, nunca!!
O que sentimos é medo.
Medo do diferente, das dificuldades, medo porque só nós conseguimos ver o amor, só nós conseguimos ver uma vida, só nós conseguimos driblar qualquer dificuldade, mas o mundo não.
Temos medo das pessoas que não aceitam nossos filhos, medo porque não estaremos com ele para o resto de suas vidas na maioria das vezes, medo porque as pessoas não amam o que não é normal para elas.
Medo porque nem todos possuem nossa coragem, nossa fibra de acordar pela manhã olhar para o lado e dizer: Deus, graças a Deus por mais um dia em que eu tenho meu filho.
Medo porque as pessoas não sabem e muitas vezes NÃO QUEREM nos entender e nem entender nossos filhos.
Medo porque nosso amor é considerado LOUCO, medo porque sempre somos as CULPADAS por termos filhos assim e mais CULPADAS por mantê-los assim.
Medo porque descobrimos o quanto o mundo é sujo, o quanto é triste ter que esbarrar constantemente em pessoas PODRES, sem coração, sem HUMANIDADE dentro de si e não satisfeitas em maltratar e rejeitar nosso amor, rejeitam nossos filhos.
O que nos alimenta a vida, são os sorrisos, aqueles mesmo dados com olhares, são pessoas que se propoe a nos compreender e ajudar, sim!!! Elas existem!!!
O que difere as mães especiais umas das outras, além das dificuldades, é a maneira que elas encaram tudo isso.
Algumas ainda não amadureceram o suficiente, mas são raras e logo estarão prontas, ou não, tudo depende para o que.
Nós mães especiais, além de ter q matar nossos filhos, nos matar, devemos escolher a vida sempre e acreditar nela acima de tudo.
Nós decidimos pela vida, por viver a vida que podemos, a vida que merecemos e não a que sonhamos ter um dia.
Nós somos felizes sim, nós somos guerreiras sim, nós somos pessoas escolhidas porque somos fortes e só ganhamos motivos para desenvolver e aprimorar nossa força.
Nós somos alegres tbm, mas por favor, não ache que só porque aceitamos a condição de não ter um filho como todos tem, devemos aceitar qualquer coisa para nós e para nossos filhos.
Vivemos em frangalhos, mas não queremos migalhas.
Não temos uma vida que qualquer pessoa queira ter, mas não merecemos ser massacradas porque muitos invejam nossa força ou acham que se não somos 'dígnos' de ter um filho 'normal', não somos dignos de nada.
Somos dotadas sim de uma grande nobreza de espírito, mas nunca se esqueçam: elas serão usadas com quem merece, por quem merece que são NOSSOS FILHOS e as pessoas HUMANAS.
Viram??
Eu sou uma farsa, não sou como você pensa que eu sou.
Eu vivo assim porque PRECISO, aprendi a ser feliz assim, mas isso não quer dizer que se pudesse escolher, se eu pudesse crescer de uma forma menos pesada e penosa para meu filho, eu escolheria viver como eu vivo.
Basta gente, basta a hipocrisia, basta à falta de humanidade nas pessoas.
E eu aprendi: 'A pior miséria do ser humano é aquele onde ele não consegue provar o que é o verdadeiro do amor '.
Desculpem o desabafo!!!
"

Sem mais palavras...


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Uma conversa do meu filho com Deus...

Para quem acredita em encarnação...

- Senhor, não é melhor eu ir logo? Ela está muito ansiosa...
- Calma, filho, ela soube esperar até agora...
- Mas é que ela tá ficando tão tristinha...
- Mas a sua chegada vai trazer tanta alegrias que compensará todos esses momentos tristes...
- Será que eu vou compensar mesmo toda essa tristeza? Poxa, eu não sei o que poderei fazer pra compensar tudo isso...
- Meu filho, não será preciso fazer nada... Ela já te amará desde a sua chegada. Ela já te ama hoje mesmo de longe... E ela vai te amar sempre, todos os dias. E por isso ela vai esperar até chegar a hora certa.
- Senhor, já não seria a hora certa?
- Quando você estiver lá com ela, não importará mais nada, esta hora será a hora certa. Ela saberá me entender depois...
- Mas, Senhor, por que ela me quer tanto assim?
- Meu filho, é um desejo quem vem em certo momento da vida... É um momento em que realmente estamos prontos para se doar por inteiro, amar incondicionalmente e fazer qualquer coisa por este ser chamado filho. É no momento em que somos realmente capazes de sentir este amor tão grande que vem esse desejo.  É difícil explicar este sentimento... Mas é da mesma forma que eu, um dia, quis vocês perto de mim...  


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Controle de ovulação

Gente, fico aqui pensando... desabafo de tentante deve ser um saco de ler! É sempre a mesma coisa... E ficamos esperando um post com o título "estou grávida!", mas ele, infelizmente, não chega, né? Pois é. Ainda não... Gostaria muito de escrever este post, mas não é minha escolha, faço o possível! E também já falei que vou evitar os desabafos por serem cansativos... E ultimamente doloridos também... O tempo vai passando e a gente fica cada vez mais sensível com este assunto. Mas vamos em frente, né? Por isso faço muitos posts educativos! Normalmente algo me desperta pra falar de algum assunto ou algo que estou aprendendo por estar passando pela situação... Por exemplo, no momento, eu estou tomando indutor de ovulação, o clomid, e neste primeiro mês fiz o controle da ovulação... Resolvi entender um pouco mais do assunto. Fiquei pesquisando muito e achei muito difícil de entender! Mas de tanto ler o assunto, isso já está amadurecendo mais na minha cabeça. Achei uma explicação bem formulada da Alê (fonte: http://anunes.e-familyblog.com/note/1508) e vou resumir e tentar colocar minhas palavras...
O controle da ovulação é bem bacana para quem está programando engravidar por acompanhar o desenvolvimento do período fértil e facilitar as tentativas. É feito um transvaginal a partir do 8º ou 10º dia onde é analisado o seu útero, e observado o aparecimento de folículos nos ovários direito e esquerdo e o tamanho do endométrio. Detalhe: antes eu não sabia nem da existência dos tais folículos! Hoje eu entendo que tudo começa com o aparecimento deles. Os folículos são observados dia sim, dia não (o médico que irá orientar quando você deve retornar a cada exame) e desta forma o médico consegue prever o momento mais próximo da ovulação. Os folículos rompem em média entre 19 e 23mm, mas com a medicação (o indutor de ovulação), a tendência é que eles cresçam um pouco mais, até uns 28mm ou mais. Andei lendo muitos casos que foram rompidos com 35mm ou mais. O rompimento do folículo significa que ele vai liberar a saída do óvulo. Mas nem todos os folículos se rompem. Alguns começam a crescer (crescem em média 2mm por dia) depois vão regredindo de tamanho. É normal apenas um folículo romper para liberar o óvulo, mas em algumas pessoas aparecem mais folículos e vários rompem. O indutor vem justamente para induzir que eles apareçam e se desenvolvam até ovular! Foi no meu primeiro controle de ovulação que descobri que minha ovulação é tardia. Tive um folículo no ovário direito e um no esquerdo. No 15º dia do ciclo notou-se que o folículo do ovário esquerdo não ovularia, estava regredindo. O outro foi crescendo e no 19º dia estava com 2,9cm. Retornei apenas no 24º dia e ele já havia rompido, pois já não existia nada lá! Recentemente fiz outro controle de ovulação, tomando o clomid (indutor), e no meu 19º dia o folículo direito estava com 3,5cm e o esquerdo com 2,3cm... Achei que voltaria lá no 21º dia e ele simplesmente me deu o laudo final: não houve ovulação este ciclo / ciclo anovulatório (mais ou menos isso). Fiquei chateada pelo seguinte motivo: Se no primeiro ciclo ele acompanhou até o 24º e vimos que tenho ovulação tardia, e no 19º dia tinha um folículo medindo 2,9cm, por que neste ciclo ele parou no 19º dia com um folículo de 2,3cm e outro com 3,5cm ? Sendo que eu li que com a medicação eles ficam maiores mesmo... Sinceramente, fiquei muito chateada. E depois andei lendo e lendo e vi que existem medicamentos para ajudar os folículos a romperem na hora certa! Se meu médico viu que meu folículo rompeu grande na primeira vez por que já não me passou essa medicação??? Poxa, não sei. Não entendo muito de muita coisa, mas entendo que nem sempre eles estão certos pelo simples motivo de que nem sempre eles se atentam a tudo que acontece com a gente. Mas agora que eu entendo um pouco melhor essas coisas, vou conversar com meu médico com calma. Mais uma dica: anotem todos os dados importantes sobre você, pesquisem os exames que vai fazer para entender o que é ou não para acontecer! Claro, que tomando cuidado com o que se lê por aí, pois tem muita besteira na internet, e a palavra do médico é mais confiável! Mas entender por alto para tirar as dúvidas melhor é sempre bom... Relembrá-lo de algumas coisas, pois ele tem muitas pacientes como você, e cada uma com suas particularidades. Eu sei como é isso... Eu como arquiteta, também tenho que ficar lembrando tudo que o cliente me falou na reunião passada e às vezes um item passa batido, e só vamos ver quando eu tô mostrando o projeto. É assim, mas o meu tempo tá correndo, né? Não tenho mais 20 aninhos...
E lá se vai mais um ciclo perdido...

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Imagem fofa do dia


Imagem pra inspirar todas as tentantes!!!
Tem dia melhor pra uma inspiração do que a sexta-feira??!
Treinem bastante e quem sabe...
Boa Sorte!!

Ei, contei pra vocês que o instinto de mãe agora tem pinterest??? Ah, não sabe o que é? Pois entrem lá e vão amar... Minha cunhada que me apresentou! Eu ainda sou aprendiz, mas entendi que é tipo uma rede social de compartilhamento de lindas imagens... Então criei o perfil do instinto de mãe pra colocar só coisinhas fofinhas pra gente curtir bem muito! Vão lá dar uma olhada!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Esforço de tentante

É uma loucura essa vida de tentante! Deve ser difícil tentar imaginar... Mas olha, eu posso dizer que é muito complicado!!! Pra começar este mês tomei o indutor do quinto ao nono dia do ciclo. No 12° dia do ciclo iniciei o controle de ovulação. Simples assim??? Não senhora! Eu entro no escritório às oito da matina!! Tive que estar no laboratório às sete horas e para isso acordei às cinco e meia da manhã (sim, fui dormir tarde...), tomei banho, sequei o cabelo, me arrumei e estava lá às seis e cinqüenta... Esperamos abrir até umas 7h10, entramos e ficamos esperando, e esperando... As atendentes todas se atrasaram. Quando começaram a chamar, fiquei ansiosa, pois não queria me atrasar no trabalho! Até que enfim fui chamada..."senhora Ligia". "Sou eu!" - levantei toda empolgada. "É que ainda não conseguimos autorização para seu exame porque estamos sem internet. O técnico já está chegando... A senhora tinha algum comprimisso?". Ai, que desanimo me deu... "Tenho sim. Eu trabalho e entro às oito!" - eu disse. E fiquei pensando: "Claro que eu tenho compromisso, eu trabalho, não é isso que as pessoas normais fazem??? É por isso que eu tenho um plano de saúde e estou aqui hoje... ai, ai... ". Eu só sei que fui até ela tentar remarcar para o dia seguinte e resolvi apelar..."Será que não teria como pegar essa autorização depois, já que eu vou voltar outras vezes?". Ela conversou com o médico e deu certo! Nada como tentar! Não madruguei em vão!!! Recebi uma mensagem da mamys dizendo que nossa cachorrinha Nina havia morrido. Comecei a chorar! Não parei mais... Me controlei um pouco na hora do exame e enquanto o médico media meus folícolos, eu tentava me concentrar pra não continuar chorando! Eu estava com dois folícolos enormes... Comparei depois com o controle da ovulação sem o indutor e era bem diferente (um era maiorzinho e o outro bem menor, tanto que o outro regrediu). A notícia que ele me deu foi que provavelmente até o outro dia do exame eu teria ovulado e que eu aproveitasse! Corri pro trabalho entre lágrimas e alegrias... Morri de trabalhar, e depois fui pra casa. Tava mooooortaaaa!!! Esperei o marido, mas quando ele chegou, o coitado também tava morto! E lá estávamos nós deitados, abraçados e querendo só descansar e dormir. Zero esforço. Zero força. Cochilava e acordava no susto! Pensava "Poxa, tanto esforço e eu nem vou aproveitar... e se eu estiver ovulando?? Ai, meu Deus... preciso fazer alguma coisa!". E dormia outra vez. Até que acordei às três da matina e resolvi que ia fazer alguma coisa! Liguei a televisão e fui atrás de algo no mínimo inspirador! Acordei o marido e deu certo! Noite salva! Sono em falta... Mas não é isso que eu quero? Perder minhas noites de sono? O importante é que vai valer a pena!
"FILHO (A), ai de você se duvidar do meu amor por você!!!!"

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pais surpreendentes

Quero falar hoje sobre os pais... Ontem foi o dia deles e acabou passando em branco por aqui!

Pai é um ser completamente diferenciado da mãe. Mãe é mãe e todo mundo tá cansado de saber, de ler, de sentir e de presenciar todos os dias que a ligação com a mãe é muito forte! Já o pai... como é difícil ser um bom pai. Como é difícil se destacar como pai. Como é difícil ver os elogios de um bom pai! Tadinho do pai, né? Exigem tanta compreensão deles durante o planejamento, a gestação, os primeiros meses... Muitas vezes, ele não consegue chegar mais perto do filho por mais que ele queira. Elas não deixam, não confiam... Eles aceitam. Eles dão o seu melhor... carinho, dedicação, amor... Eles tem as mesmas vontades de falar sempre do filho como as mães fazem, mas ninguém dá muito ouvidos... e eles aprendem a falar pouco. Eles tem bem menos espaço que a mãe para demonstrar seu amor, mas eles tem que aceitar... e aprendem a esperar. A natureza é assim mesmo. Eles se acostumam ficar pra escanteio durante um bom tempo... Aí o bebê vai crescendo e ficando menos frágil, e eles vão se chegando mais... E muitas vezes eles ocupam tão bem esse espaço que até se destacam! E viram exemplos de pais! São raros, é verdade, mas existem e são muito admiráveis!
Depois que entrei neste mundo dos blogs, conheci pais maravilhosos! Pais que tem blogs de paternidade! Pais que lêem blogs de maternidades! Pais que se dedicam completamente quase como as mães... que são tão carinhosos quanto elas... que se preocupam com a educação de seus filhos... que dão exemplo aos seus filhos... que cuidam... que mimam... que brincam... Pais que o mundo têm aprendido a ver... Pais que surpreendem!

Parabèns à todos esses maravilhosos pais! Feliz dia dos pais (atrasado)!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Indutor de ovulação


Estou começando o primeiro de 3 ciclos com o indutor de ovulação (clomid)... Foi muito difícil tomar essa decisão, mas eu precisei tentar algo diferente para eu sentir que estou fazendo alguma coisa e renovar minhas esperanças. Confio muito no meu médico e sei que já fiz todos os exames e todos os resultados deram normais... Meu ciclo é normal e eu ovulo todo mês, só que é um pouco irregular... Meu marido também está normal! A ansiedade é o único fator visível até o momento! Controlar a ansiedade é muito difícil, e não tenho tempo para uma terapia agora! Minha terapia é este blog, que eu amo de paixão! É muito bom entrar aqui todos os dias, pensar em novas postagens para escrever, receber comentários, ver novos seguidores, receber e-mails (mentira! nunca recebi nenhum... aliás, cadê leitoras?)... Enfim, pra mim, escrever é sim uma terapia! Virou uma nova ocupação (além das minhas 8 horas de trabalho no escritório, meus clientes, marido, casa...ufa!). Aqui no blog eu fico pensando não mais em mim, mas em como eu poderia ajudar quem está passando pela mesma situação que eu. E não há nada melhor no mundo do que encontrarmos quem nos entenda! Bom, já me estendi demais com esta estória de como o blog faz bem pra mim. Estou querendo falar na verdade é sobre o indutor de ovulação....
Eu poderia ter esperado mais, mas resolvi arriscar... E é mesmo um risco porque me apavora esta estória de aumentar as chances de gravidez múltipla! Eu sei que é um risco pequeno (Diz a bula: De 2369 pacientes que engravidaram durante os estudos clínicos, 7,9% foram múltiplos sendo 7,0% duplos; 0,5% triplos; 0,3% quádruplos e 0,1% quíntuplos), mas eu juro que tenho muito medo... Eu não quero ter gêmeos, vocês acreditam nisso??? Minha família não acredita que eu não amaria ter gêmeos, mas é a mais pura verdade. Não tenho esse desejo antecipadamente. Mas também não quero ter NENHUM, então preciso tentar! E como estamos falando de estatísticas, chances ou probabilidades, e na verdade, por mais que sejam mínimas, sempre existe a chance, em qualquer gestação, de vir gêmeos, trigêmos, etc, etc, então ficamos elas por elas nas estatísticas.
Quem vai escolher é Deus. Deixo nas mãos Dele...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Direito de realizar um sonho...

Saúde é o item de maior valor na vida de todo ser humano! É a coisa mais importante que a gente tem, e saúde não tem preço! Mas no Brasil saúde tem preço sim! E é alto! A gente paga plano de saúde, remédios caros, alguns médicos particulares, exames que os planos não cobrem, ou filas e mais filas para atendimentos e remédios gratuitos, atendimentos péssimos ou falta de atendimento... enfim... aqui de um jeito ou de outro a situação é bem difícil! A minha situação é a seguinte: eu tenho 02 planos de saúde - um que meu pai paga pra mim, mas que não funciona muito bem aqui em Fortaleza, e outro, que eu resolvi fazer pra melhorar meu leque de rede de atendimento em Fortaleza (pois eu estava tendo muita dificuldade!). Meu marido é advogado e eu sou arquiteta. Eu trabalho num escritório de arquitetura de um grande profissional da minha área, onde desenvolvo os projetos, e além disso, trabalho como autônoma. Ou seja, dá pra ter uma vida boa e tranquila. Eu escolhi um médico ginecologista obstetra indicado por uma grande amiga, e ele atendia pelo meu plano de saúde. Caso eu continue mais alguns meses sem êxito nesta minha luta, meu próximo passo é ir num médico especializado em casos de infertilidade, que também atenda pelo meu plano de saúde. Caso eu tenha que fazer tratamentos algum dia, eu tenho condições de trabalhar muito, juntar dinheiro e seguir na luta. Não é uma situação boa, nem feliz, mas eu agradeço a Deus por ter condições de ir atrás desse sonho: ir em bons médicos, fazer todos os exames necessários, saber meu diagnóstico, tomar medicamentos, fazer tratamento, e tudo o que for necessário. E poxa, como é difícil passar por tudo isso não é mesmo? Com certeza sim! Mas gente, e quem não tem condição financeira pra tudo isso e tem o mesmo sonho? E quem não tem um plano de saúde? E quem não tem condição de fazer todos esses exames pra sequer saber o seu diagnóstico? E quem não tem condição de fazer um tratamento de fertilidade? Já pensou nisso??? Olha, eu penso muito nisso! Penso muito nessa loteria da vida... Algumas pessoas com menos condições desejam muito ter uma televisão, um carro, uma moto, fazer viagens...mas tudo bem, são apenas luxos... Mas outros, dariam qualquer coisa por um filho! E é direito do cidadão constituir uma família! Eu só comecei a pensar nessas coisas recentemente... Antes de passar pela experiência de dificuldade de engravidar, eu nem refeltia sobre nada disso! Mas agora, penso muito nisso...É tão difícil pra mim que tenho condição, imagina para estas pessoas! Nossa visão das pessoas de baixa renda é que eles tem uma penca de filhos! Mas como toda regra existem exceções. E existem sim pessoas que não puderam realizar esse sonho porque não tem condição de fazer um tratamento! E o que estas pessoas podem fazer?
É claro que eu fui atrás de saber qual é a solução para estas pessoas. Acho que ninguém deve desistir dos seus sonhos... Não é fácil pra ninguém, mas só vence a batalha quem vai à luta! É preciso levar sempre consigo as palavras fé, sonho, realização, luta, determinação, esperança!
Listei alguns lugares que realizam atendimento gratuito ou com baixo custo no Brasil:
Santa Casa de Misericórdia / Clínica de Infertilidade Conjugal - SP. Rua Dr. Cesário Mota Jr., 112 - Santa Cecília - Informações telefone: (11) 3224-0122 ramal 5535. Procedimento: Comparecer ao pronto atendimento do ambulatório de ginecologia às 7h e passar por consulta de triagem. A medicação é paga pelo casal. Doações de laboratórios custeiam parte dos remédios para pessoas carentes.

Hospital das Clínicas da USP/ Setor de Esterilidade Conjugal - SP. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - 5º andar - Cerqueira César - Informações telefone: (11) 3069-6244. Procedimento: Agendar consulta de triagem no ambulatório da ginecologia. Medicação fornecida pelo hospital.

Hospital São Paulo, da Unifesp / Setor Integrado de Reprodução Humana - SP. Rua Botucatu, 725 - Vila Clementino - Informações telefone: 0800-7723322. Procedimento: Preencher ficha de cadastro e participar de palestra sobre esterilidade. Mulheres com no máximo 37 anos de idade. Medicação paga pelo casal. O que oferece: tratamento para casais inférteis com preço mais acessível.

Hospital Pérola Bayngton - Centro de Referência da Saúde da Mulher / Divisão de Reprodução Humana - SP. Rua Santo Antônio, 630 - Centro. Informações telefone: (11) 3112-1210. Procedimento: Agendar consulta de triagem. Aceitam casais com até 35 anos de idade. Exige guia de encaminhamento de posto de saúde ou de médico particular. Medicação fornecida pelo hospital. O que oferece: tratamento de reprodução humana de alta e baixa complexidade, como fertilização "in vitro" e inseminação artificial intrauterina. Não são feitos procedimentos com sêmen de doador.

Hospital das Clínicas da Unicamp / Ambulatório de Esterilidade - Campinas, SP. Av. Alexander Fleming, 101 - 2º andar - Cidade Universitária. Informações telefone: (19) 788-7616. Procedimento: Agendar consulta de triagem. A mulher deve ter no máximo 38 anos. Exige guia de encaminhamento de posto de saúde ou de médico particular. Medicação paga pelo casal. O que oferece: Tratamento de reprodução assistida a preços mais acessíveis para moradores. Maiores informações: www.caism.unicamp.br

Hospital das Clínicas da USP / Setor de Reprodução Humana - Ribeirão Preto, SP. Av. Bandeirantes, 3900 - Campus da Faculdade de Medicina. Informações telefone: (16) 602-2342. Procedimento: Agendar consulta de triagem. Priorizam mulheres até 39 anos. Exige guia de encaminhamento de posto de saúde ou de médico particular. Medicação parcialmente fornecida pelo hospital. O que oferece: Tratamentos de repordução assistida a preços mais acessíveis para moradores do interiores de São Paulo.

Associação Instituto Sapientiae - SP. Rua Vieira Maciel, 62 - Jardim Paulista. Informações telefone: (11) 3018-3488. Procedimento: Inscrições anuais no site. O casal precisa ter uma renda familiar de até R$2.000,00 comprovada por meio de holerite ou declaração de imposto de renda. O que oferece: em parceria com a FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí) e com o auxílio de verbas de empresas privadas, oferece tratamentos gratuitos de fertilização "in vitro" e inseminação artificial para casais de baixa renda. Custo gratuito, inclusive os medicamentos. Só não oferece exames. Maiores informações: http://www.sapientiae.org.br/index.asp

Faculdade de medicina do ABC - Santo André, SP. Av. Príncipe de Gales, 821 - Príncipe de Gales - Santo André. Informações telefone: (11) 4993-5400. Procedimento: Agendar consulta e triagem. Atendimento gratuito. O que oferece: Fertilização "in vitro" a um custo mais acessível; e tratamentos de reprodução assistida para casais em situação especial.

Projeto BETA - SP. Rua Cincinato Braga, 37 3°andar - Bela Vista. O que oferece: fertilização "in vitro" e inseminação artificial a um custo mais acessível. Maiores informações site: www.projetobeta.com.br

Projeto Pró Nascer - RJ. Informações site: www.pronascer.com.br

Programa Acesso - SP e Demais localidades. Informações site: http://www.probem.med.br/acesso/Index.aspx. O que oferece: descontos de até 50% em medicamentos e desconto no tratamento.

ONG Pro-Fertilidade - SP. Rua Geleno de Almeida, 187 - Pinheiros. Informações telefone: (11) 3062-1816. que oferece: Por meios de projetos sociais e parcerias com clínicas de reprodução humana e genética e fabricantes e fornecedores de medicamentos, possibilita tratamentos de infertilidade com uma redução de custo de 50%, em média. Maiores informações: www.profertilidade.org.br

Centro de Reprodução Humana Professor Franco Júnior - Ribeirão Preto, SP. Procedimento: Comprovar baixa renda e levar todos os exames na primeira consulta. Informações: (16) 3911-1498. O que oferece: fertilização "in vitro" para casais de baixa renda com descontos e condições de pagamentos facilitadas. Não oferece inseminação artificial. Maiores informações: http://www.crh.com.br/

Surreal gravidez

Um breve e repetitivo desabafo... desculpem!
Eu sonho em ser mãe há uns 18 anos... Eu tento ser mãe há 1 ano e 7 meses... Eu comecei a investigar a minha fertilidade e virei oficialmente uma tentante há 09 meses. Já fui tranquila, ansiosa, esperançosa, descrente, desistente, guerreira... Já fui tudo isso durante esses poucos meses. No meu sonho era tudo diferente. No meu sonho ninguém estaria esperando minha gravidez e ela chegaria de forma inesperada... Mas a espera dessa gravidez já chegou pra todo mundo antes dela acontecer. Tenho a impressão também que todos sabem o quanto eu sonho com isso. Muitos sonham comigo grávida, muitos me perguntam "cadê esse bebê?" assim que me vêem, muitos dizem o quanto torcem por mim, muitos já disseram o quanto aguardam esse momento... E eu fico aqui sonhando com a chegada desse grande dia, o dia que vou receber a notícia de um POSITIVO! Minha gravidez virou algo que não sei nem explicar... Algo que com certeza será mais inacreditável ainda do que seria se não tivesse vindo toda essa luta antes... Virou algo surreal, não sei explicar... Virou o sonho de um sonho.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Avós são o máximo!

Texto antigo que eu tinha guardado em meus e-mails...

"Perguntaram à uma menina de nove anos o que ela gostaria de ser quando crescesse, e ela respondeu: - Eu gostaria de ser avó!
Ao ser interrogada sobre o porquê dessa idéia, ela completou:
- Porque os avós escutam, compreendem. E além do mais, a família se reúne inteirinha na casa deles.
E a menina continuou:
- Uma avó é uma mulher velhinha que não tem filhos. Ela gosta do filho dos outros. Um avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e outros assuntos parecidos.
Os avós não fazem nada, e por isso podem ficar mais tempo com a gente. Como eles são velhinhos, não conseguem rolar pelo chão ou correr. Mas não faz mal. Nos levam ao shopping e nos deixam olhar as vitrines até cansar. Na casa deles tem sempre um vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Eles contam histórias de nosso pai ou nossa mãe quando eram pequenos, histórias de uns livros bem velhos com umas figuras lindas.
Passeiam conosco mostrando as flores, ensinando seus nomes, fazendo-nos sentir seu perfume. Avós nunca dizem 'depressa! Já pra cama!' ou 'se não fizer logo vai ficar de castigo'. Quase todos usam óculos e eu já vi uns tirando os dentes e as gengivas. Quando a gente faz uma pergunta, os avós não dizem: 'menino, não vê que estou ocupado?'. Eles param, pensam e respondem de um jeito que a gente entende. Os avós sabem um bocado de coisas. Eles não falam com a gente como se nós fôssemos bobos. Nem se referem a nós com expressões tipo 'que gracinha!', como fazem algumas visitas. O colo dos avós é quente e fofinho, bom de a gente sentar quando está triste. Todo mundo deveria tentar ter um avô ou uma avó, porque são os únicos adultos que têm tempo para nós."
Autor desconhecido

P.S.: Na foto sou eu pequena com minha vó...






sábado, 4 de agosto de 2012

"Pelos olhos de uma criança "

Já divaguei diversas vezes sobre os bebês e as crianças... Desde adolescente, quando eu pensava em escrever um livro, eu fiz um capítulo que era falando sobre eles! E veja como eles são mesmo intrigantes: olhe sua foto de bebê... você se reconhece? você sabe o que você estava pensando naquela hora? Pois é! Não! Parece que lembrar de quando éramos muitos pequenos, é praticamente impossível! O que nos vem são alguns "flashs" de alguns momentos... É como se fosse outra vida...
A gente não se lembra porque ainda não temos consciência exata das coisas, pois acabamos de nascer e estamos apenas começando a aprender. Os bebês são seres sinceros, puros, espontâneos... Ainda não desenvolveram o tal "ego" que a psicologia explica como algo que traz o raciocínio. Só querem satisfazer suas vontades e necessidades... Gostam de estar confortáveis. Se algo os incomoda, reclamam. Gostam de gente que dá carinho, amor... Gostam de gente que os fazem rir, que dão comida quando estão com fome, que os levam para um lugar calmo e tranquilo quando estão com sono, que aliviam suas dores... É a única fase totalmente pura de todo ser humano. Por isso amo todos os bebês...
Nós, adultos, tentamos proteger a saúde do bebê, tentamos fazê-los sorrir, damos carinho...e tentamos protegê-los das maldades do mundo! E mesmo quando eles vão crescendo, esses cuidados continuam. Tentamos mostrar o melhor lado do mundo, as coisas mais bonitas, mais saudáveis, e colocá-los perto das melhores pessoas... O mundo da criança é quase todo preenchido de alegrias e coisas boas. Quando temos que dizer um não e as deixamos tristes, logo tentamos compensá-las com alguma outra alegria. Não existem crianças más, são simplesmente crianças! É por isso que precisamos amar todas as crianças.
Crianças são ingênuas, puras, sinceras e espontâneas até quando vão perdendo estas qualidades e deixando de ser crianças. São mundos separados. Não pode haver maldade no mundo das crianças. As crianças brincam, dão risadas e são felizes! As crianças não enxergam maldade. Elas apenas aprendem as coisas do mundo que está sendo apresentado à elas...  Se apresentar-lhes um mundo mau, como algumas crianças, que infelizmente, crescem no mundo da marginalidade, do crime, das drogas... aquele será o mundo dela. Ela não tem consciência como nós temos. Elas apenas são inteligentes, e aprendem e reproduzem o que lhes é ensinado, ou o que lhes é mostrado. Elas não tem a capacidade de reflexão sobre o assunto, não tem parâmetros como os seus ou os meus... Pra mim, é assim: eles nascem puros (neutros) e os pais, familiares, o mundo e todo o contexto daquela criança os formará. Mas eu costumo dizer, quando eu vejo uma criança assaltando ou coisas do tipo, que elas não são mais crianças... Já apresentaram pra elas o mundo da maldade, um mundo impuro... Um mundo que só deve nos ser apresentados quando crescemos, pois já temos consciência das coisas. Estas crianças perderam a oportunidade de serem crianças...
Eu acho que ver a maldade do mundo adulto nos deixa mais desconfiado das pessoas e de suas atitudes porque já conhecemos do que elas são capazes. E assim, deixamos de ser ingênuos. Começar a ver a realidade do mundo é o que nos faz crescer... Por isso, acho que são mundos separados o das crianças e o dos adultos. Separados pela conciencia da maldade. Por isso a memória bloqueia o mundo das crianças. Nem a nossa memória pode trazer coisas tão lindas para um mundo impuro como o mundo dos adultos. A consciência que um adulto possui não os torna pessoas ruins, é claro, mas é exatamente essa maneira mágica e pura de uma criança ver as coisas que as torna tão especiais...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Para entrar bem em agosto...

“SONHAR A CADA 21 DIAS COM SEU SORRISO
E DESEJAR QUE A PRIMAVERA BROTE NO VENTRE.
TENTAR PARA QUE O AMOR NÃO SE ACABE NO MOMENTO
E PERMANEÇA DENTRO DE SI PARA SEMPRE.
SÃO TENTANTES ESTAS GUERREIRAS,
QUE AMAMENTAM SONHOS DE NINAR!
SÃO TENTANTES ESTAS SONHADORAS QUE MUITAS VEZES, COM LÁGRIMAS GUERREIAM
CADA CICLO RENOVAM AS SUAS FORÇAS
E COM A ESPADA DA VIDA DESAFIAM DIAGNÓSTICOS, PESADELOS E TRAGÉDIAS...
E A CADA ESTAÇÃO QUE SEU CORPO APONTA...
ELAS ENFRENTAM OS MEDOS, AS INSEGURANÇAS E LUTAM.
SÃO TENTANTES E SEM SABER JÁ SÃO MÃES,
POIS CARREGAM NO CORAÇÃO O EMBRIÃO DE UM SONHO,
O SONHO DE UM MILAGRE
O MILAGRE DA VIDA!”
AUTOR DESCONHECIDO