terça-feira, 31 de julho de 2012

"O problema não é comigo!"



Quase ninguém comenta a reação dos homens quando estamos investigando o problema da infertilidade do casal... Alguns logo se mostram prontos para cooperar! Outros, um grande número deles, fingem que não é com eles, até a mulher trazer à eles o conhecimento de que ele também fará exame e será investigado. E há ainda, os que se negam mesmo a fazer o exame, se auto-diagnosticando: "não, eu não tenho nada não! Comigo tá tudo tranquilo!". Mas espera aí...que machismo é esse? Alguém está falando em virilidade? Estamos falando de fer-ti-li-da-de!!! Se a sua mulher se casou com você e deseja ter um filho com você, é porque ela te ama e isso significa uma somatória de adjetivos, e dentre eles, a afinidade sexual entre vocês! No fundo, para todos os homens isso é óbvio! Mas entre eles a coisa muda de figura! Depois que o homem  se casa, existem brincadeiras quase como regras aqui na nossa cultura, que é cobrando um filho como atestado da masculinidade! Aí a esterilidade é vista por esses homens como colocando-os sob suspeita de uma impotência sexual! Por isso eles costumam se defender de o problema poder ser com eles, e logo transferem para suas parceiras!
É, existe essa questão, mas também existe outra bem pior... O medo que as pessoas, que são diagnosticadas como tendo o problema, têm de perder seu parceiro (a). Fica aquela questão no ar como um sentimento de responsabilidade sobre a infelicidade do outro. É um sentimento compreenssível até... Mas é nessa hora que o amor é colocado à prova! E muitas vezes ele só aumenta! O que costumamos ver nestas estórias são casais que se tornam cada vez mais cúmplices, companheiros e que lutam juntos até o final! Afinal de contas, eles escolheram um ao outro antes dessa estória começar... Pra mim é isso: a família é como uma árvore mesmo (por isso a árvore genealógica), e o casal que inicia uma nova família representa um tronco que quanto maior o amor, mais forte esse tronco... e só assim poderá crescer uma linda família. O casal é a base de tudo!
Mas voltando a falar sobre a grande temerosidade de ter um problema... Para as mulheres é uma tristeza mesmo porque mexe com o sonho de toda mulher em sua maturidade... gerar um filho. Já para os homens, muitas vezes, é como se ferisse sua masculinidade! É estranho porque é apenas uma questão de saúde em ambos os casos! E ninguém escolhe ter um problema de saúde, ele simplesmente acontece! E se o problema for diagnosticado, quanto mais cedo isso acontecer, melhor! Porque somente descobrindo o problema é que ele poderá ser tratado! Por isso, fico indignada com os homens que protelam fazer um simples exame por sentirem como se sua masculinidade fosse ferida! Mas Deus nos deu um grande dom, que este ninguém nos tira... o dom da palavra... Sabemos como conversar, convencer, explicar, argumentar... E por mais que alguns demorem mais, eles acabam nos ouvindo!

domingo, 29 de julho de 2012

Relato de um espermograma

Pedi para escreverem a experiência do exame de espermograma... E recebi este texto! Até que eles sofrem, mas não é tão mal assim... Homens não temam, façam, se necessário! Não é nenhum bicho de sete cabeças! Andei pesquisando e descobri que na China o espermograma é uma coleta de esperma assistida! Existem profissionais que fazem esta coleta... É bem constragedor! Ainda bem que no Brasil é mais simples! Apesar de esta ser uma opinião feminina! Bom, o relato abaixo é uma experiência da vida real e o autor chegou a contar sua experiência para muitos amigos em forma de piada. E alguns deles, fizeram logo depois! Perderam a vergonha, sabe? Porque afinal é só um exame mesmo! Não fere a masculinidade de ninguém, não é mesmo? Mas isso é papo para outro post! ;)

"Certo dia minha esposa me informou que eu deveria fazer um espermograma num laboratório. Com a correria do dia-a-dia, os dias foram passando e o papel do exame ficava ali... Até que minha esposa disse que marcou pra mim data e hora (8h30a.m.), me entregou os papéis, e disse que seria rápido e simples e que eu poderia realizar o exame antes de chegar pela manhã no escritório. Coloquei os papéis na minha carteira, agendei a data e hora no celular.No dia do exame, acordei, fiz meus procedimentos matinais, e vesti meu terno e gravata. Assim, do laboratório, eu iria direto ao trabalho como uma pessoa normal.
Ao chegar no laboratório, entreguei os papéis. A atendente olhou pra mim e disse que o meu exame teria de ser pela outra entrada. Chegando lá, era a entrada dos atendimentos às crianças, algo que já não estava normal. Entreguei novamente os papéis e me pediram pra esperar. Fiquei ao lado de umas 30 crianças chorando, sem saber o que me esperava e, inocente, ainda fiz check-in no celular! Chega uma atendente e grita meu nome adicionando: “Sr. Fulano do espermograma!!”, me levantei e fui seguindo esta até chegar em um quarto. Ela segurava um pote transparente e uma ficha. No quarto, à beira do corredor principal (esse detalhe é importante). Havia um sofá, uma mesa, uma pia, uma televisão e um cabide. A enfermeira me olha e me entrega o pote dizendo:
'- O Sr. por favor preencha a ficha antes pra não melar.' E continua: '- O Sr. vai se masturbar e gozar dentro desse pote. Tente se controlar para não cair nada fora. Quando terminar, deixe o pote ao lado da ficha e pode sair que receberei o sinal que o sr terminou.'

Fiquei sem graça. Ela saiu e me deixou na sala, de terno e gravata, com um pote na mão, num quarto e ouvindo tudo que se passava no corredor, inclusive perguntas sobre quem estava no quarto, gritos e choros de crianças que não imaginam o que se passa ali vizinho.
Foi o maior desafio de minha vida sexual: obter um orgasmo nestas condições...

No primeiro momento não me veio nada à cabeça...nas duas inclusive! Porém, busquei alguma revista pra me animar e nada! Finalmente liguei a tv e lá estava o filme... 'Papai, fiz pornô'. Afrouxei a gravata, e chamei meu parceiro pra trabalhar. Este mal tinha acordado, mas entendeu que era questão de vida ou morte e se levantou. O filme era triste, deveria ser vendido como comédia. Pra quem tava fazendo o primeiro pornô, aquela já tinha doutorado. Tive que apelar pro acervo imaginário que todo homem possui em sua cabeça inferior. Lembrei das cenas na praia, campo, serra e na cidade, daquelas modelos que nunca falarão comigo, bem como dos grupos de biquíni que na praia jamais me olhariam, porém nos meus filmes elas me procuram incessantemente. Finalmente chegou a hora, e o pior era a voz da enfermeira na minha mente me lembrando pra não deixar cair nada fora!!!

Consegui! Missão cumprida! Porém, vai uma dica: não precisa de um pote tão grande, isso baixa a auto-estima do paciente.

Deixei o pote no local, lavei as mãos, coloquei o terno e a gravata e saí correndo da sala, inclusive fingindo uma ligação de trabalho e como estivesse num assunto seríssimo. Saí no meio de 20 crianças que sequer imaginavam o que estava passando dentro daquele quarto, senão gritariam “lá vai o punheteiro!!!”

Cheguei no escritório tentando fingir que nada tinha acontecido, e fui desenvolver os trabalhos do dia, relaxado é verdade, porém com uma certeza de que consigo ter orgasmos em qualquer situação e sem melar nada!!!"

sexta-feira, 27 de julho de 2012

1 é pouco, 2 é bom e 3 é demaiss!!!!


Todo mundo costuma dizer "1 é pouco, 2 é bom e 3 é demais!". E pode até ser... É um ditado bem certo! Mas falando de número de filhos acho que existem duas visões: a dos pais e a dos filhos! Minha visão dos pais (posso ter uma visão de pais sem ser?) é que o perfeito deve ser ter dois filhos... Não tenho muitos argumentos... Mas observando as reclamações das pessoas depois do primeiro filho, elas meio que desanimam como quem diz "não imaginava que dava tanto trabalho!". Parece que é uma regra geral, acontece com quase todo mundo, até para quem tenta se preparar e saber de tudo que vem pela frente! Mas aí o seu filho vai crescendo e tal, e vai dando uma saudade e uma vontade de ter outro bebê... (Bom, é o que eu vejo!) Aí, quanto ao terceiro filho mesmo, eu nunca acompanhei alguém os desejando pra valer! Só vi o terceiro chegando de surpresa mesmo.
Agora a visão que eu tenho dos filhos... Todo filho único já desejou muito ter um irmão. Alguns se acostumaram e outros sentem esse vazio até o fim. Minha visão de fora dos filhos únicos é que eles ficam muito mimados! E minha visão sendo os pais dele é que deva ser ótimo! Você consegue acompanhar bem seu filho, se organizar, participar, e sustentar também, né? Deve ser ótimo! Uma outra visão que tenho é que deva ser muito ruim quando acontece alguma coisa muito triste na família... Poxa, é tão confortante ter um irmão nessa hora pra entender a sua dor... E outra coisa é como é ruim não ter com quem ficar lembrando coisas específicas da sua infância de dentro de casa! É maravilhoso ter alguém pra compartilhar as lembranças... Enfim, filho único não deve ser legal! Resumindo: 1 é mesmo pouco! Bom, agora dois... Dois é bom! Em algum momento da vida (dependendo da idade dos irmãos) vocês vão compartilhar momentos! Ou brincando na infância, ou saindo na adolescência, ou na vida adulta quando todas as idades se encontram! E dependendo da diferença de idade entre eles não dá tanto trabalho assim para os pais! E você acaba tendo duas experiências diferentes e com o segundo já será mais prático por ter mais segurança e mais experiência! Dois deve ser bom! Agora três... gente, 3 é DEMAIS!!! Eu repito a entonação: DEMAIS!!! ;) Entendeu? Eu acho que 3 é tudo de bom! Perfeito!...............................mas pros filhos é claro! Eu tenho essa experiência maravilhosa de ser em 3 irmãos! Sou a única mulher e filha do meio! Meu irmão mais velho é 2 anos de diferença para mim, e meu irmão mais novo é 11 meses de diferença (já pensou!!?)! Somos dos meses agosto, setembro e outubro, dias 3, 5 e 6... Me diz se não somos próximos??? Somos muito próximos! Fomos muito companheiros... Fazíamos tudo juntos, brincávamos na infância juntos, saíamos juntos na adolescência, nossos trabalhos são voltados para arte: arquitetura e fotografia! E agora, casados, tentamos ser o mais próximo possível, apesar da distância que nos separa geograficamente apenas em alguns casos! :(
Nossa! Mas eu aconselho: quem puder e tiver disposição: tenham 3 filhos! Eles serão muito felizes! Tá certo, deve dar muito trabalho, mas depois você terá 3 grandes companheiros...
Quanto à mim e meu marido, optamos por 1 filho, por enquanto! Nada muito certo, não batemos o martelo nesta decisão, é mais uma questão financeira atual mesmo. Se eu ganhar na mega-sena, ou ver que nem é tão caro assim, e sentir vontade, eu teria um segundo filho sim! Mas o importante é que esse único que desejo hoje, e desejo tanto, venha logo para eu pode entender melhor do que falo e decidir isso melhor! Não é mesmo?

Quem te espera aqui...

Hoje vou escrever diretamente aos meus futuros bebês... Eu os desejo desde a época que eu brincava de boneca! Eu os imagino antes mesmo de saber quem seria o seu papai. Eu penso em você todo dia há cerca de dois anos quando eu realmente escolhi e tive certeza de quem seria o pai de vocês! Escolhi seu pai a dedo... Depois vocês vão me agradecer por isso! Tenho certeza que vocês, assim como eu, terão o melhor pai do mundo todinho! Aquele pai que deixaria de comer, de dormir, até mesmo de viver se fosse preciso por vocês! Vou falar um pouco do meu pai, avô de vocês, ele é o cara. Criou dois filhos praticamente sozinho, e nem viramos drogados e revoltados... Ele trocava fralda, comprava roupa, acordava a gente... Fazia o papel mesmo de paizão e mãe quando assim a vida exigiu dele! Depois aprendeu a comprar absorventes (mais ou menos), maquiagens... E foi e sempre será meu herói e exemplo de pai! Assim eu escolhi o pai de vocês, digo que não foi fácil diante de tantos pré-requisitos que eu coloquei... Mas achei um homem maravilhoso, humilde, que abrirá mão de tudo para fazê-los felizes. Que vai se jogar no chão com vocês, que vai tentar desfazer todas as regras que a mamãe aqui vai colocar... Que vai jogar bola com vocês, tomar banho de mar e passar o dia de roupa de banho com vocês! Que vai acordar mais cedo e sair com vocês só para mamãe poder dormir um pouco mais... Esse cara é meu marido maravilhoso e futuro pai de vocês!Falo tanto das minhas angústias e às vezes esqueço que ele também está aqui e deseja vocês tanto quanto eu!!!  

quinta-feira, 26 de julho de 2012

O preço de uma vida!

Oi gentee, volteiiiii!!!
Tirei o último mês de folga de pensar nisso tudo... Desculpem minha ausência, mas depois do susto do ciclo passado, preferi não pensar (meio difícil), não falar (também difícil) e curtir um pouco as coisas que a gente faz quando não está tentando... Tipo, voltar p/ academia, ir para o Fortal, sair bastante, comprar sem pensar em economizar... E outras coisitas mais!!! Mas agora estou de volta... No início de mais um ciclo, com médico marcado para dia 2/08 e a esperança de termos notícias boas...
E hoje vim falar de algo que tem me feito pensar muito, sabe gente? Qual o critério de escolha de quem tem ou não o direito de ter filhos? Trabalho com população de baixíssima renda, e vejo aí mães que já tiveram 7, 8, 9, 12... 15 filhos! Algumas já deram, outros morreram, mães que não se importam se o filho está matando, roubando, ou até mesmo se drogando... Famílias que o pai dá droga ao filho e tantas outras coisas que até Deus duvida! A última que ouvi hoje foi uma mãe que vendeu o filho para a dona da "bocada" por R$ 30,00. Sim, minha gente, trinta reais!!! Trinta reais para usar crack o que dá cerca de 6 pedras que no caso dela acaba em 1 manhã. Pois é, esse é o valor dessa vida, dessa pobre criança que já tem um destino semi condenado pela frente. De uma mãe que nunca pisou no posto de saúde para fazer um pré-natal e usou drogas a gravidez inteira... Não a critico como mãe, ela não sabe nem o que faz, é mais uma vítima desse mundo injusto que vivemos... Mas esse foi o valor dado a essa vida... Enquanto outros, o meu no caso, vai custar pelo menos 500 vezes isso... E o que difere o meu futuro filho dessa pobre criança que nasceu, tirando o valor material? Nada, absolutamente nada! São crianças inocentes que merecem a mesma coisa! Um lar, saúde e dignidade para viverem seus futuros! Afinal, qual o preço de uma vida?

terça-feira, 24 de julho de 2012

Episódio "Cara de mãe"

BOM SENSO. Bom senso é algo que eu amo falar porque é o que mais falta nesse nosso mundo! E quando uma pessoa não tem bom senso, ela é uma metralhadora de alfinetadas em potencial! Às vezes não é nem uma alfinetada porque já que falta bom senso, saem as coisas mais absurdas com naturalidade, ou seja, com a maior cara-de-pau do mundo algumas pessoas saem irritando quase todos que o cercam (eu disse quase porque existem aquelas pessoas elevadas espiritualmente, super zens e que não se irritam com nada... Existem também os mais lentos que nem percebem o que foi dito...)! Bom, como eu fui caladinha a vida inteira, eu fui vítima de alfinetadas diversas vezes e diversas vezes fiquei calada. Mas acontece que eu estou com 31 anos e como eu já disse anteriormente, meu ascendente ariano já tomou conta de mim! Hoje eu aprendi a me defender. Não ataco porque nunca gostei de atacar ninguém. Acho que as pessoas tem defeito mesmo... eu, você, todos... e temos que aprender a conviver com estas diferenças, mesmo que algumas vezes seja bem difícil!!! E como, hein?
Bom, esta pequena introdução é só para contar uma frase que ouvi uma vez no meu trabalho de uma colega que me conhece há uns 4 ou 5 anos e sabe o quanto quero ser mãe e que estou tentando... "Engraçado, não acho que você tem cara de mãe!"...'AHN? O que foi que você disse, minha filha? Não entendi!' Tá, eu não disse isso, mas perguntei "por que você acha isso?". Fiquei revoltada! Primeiro porque a gente entende o que significa dizer que alguém tem cara de mãe ou jeito de mãe... o ideal de MÃE acho que vem de Maria... seria uma pessoa calma, serena, meiga, carinhosa, amorosa, bondosa, madura... Mas hoje mães não tem "caras de mães", isso não existe mais! Mães são mães, podem ser super-mães tendo uma personalidade forte, agitadas, super trabalhadoras, moderninhas, jovens, atrapalhadas... enfim, isso não tem nada a ver! Maaaaasss, voltandooooo.... a tal característica "cara de mãe" tem um esteriótipo certo, né? Tipo uma pessoa mais tradicional. E não ter "cara de mãe" também tem um esteriótipo: tipo uma mulher que foge do convencional ou são muito novas ou moderninhas. Enfim... eu poderia não me ofender nem um pingo com este tipo de observação, mas quem me conhece sabe que eu sempre segui a linha mais tradicional, é de mim! Não é nada forçado! Tá certo que ao mesmo tempo eu sou brincalhona demais, sou estressada, falo alguns palavrões, etc, etc... mil coisas que fogem do que é considerado "tradicional" pela sociedade. Mas no geral isso não faz parte de mim, sabe? E dane-se isso! Fique muito "p" da vida mesmo! Eu sempre amei cuidar das pessoas próximas à mim, faço tudo para agradar, sou carinhosa, tenho mil gestos de demonstração de amor e carinho com quem amo, e não tenho cara de mãe????? E ela que considero uma pessoa mais fria e meio bruta (é uma opinião geral, não é implicância, a gente até fala isso pra ela) vem dizer isso pra mim? Sei não, viu? Haja controle emocional! Se ela tem mesmo essa opinião e não foi mesmo pra implicar comigo (como acredito), ela que guarde pra ela a opinião dela pra ela! Mesmo porque ela achando ou não, e eu tendo ou não "cara de mãe", isso não vai mudar nada! Graças a Deus a gente pode ser mãe tendo ou não essa cara! É o tipo da opinião que eu acho DESNECESSÁRIA!
Pronto, desabafei!

domingo, 22 de julho de 2012

Próximos passos

Lembra que eu estava dando um tempo de ir ao médico? Pois é, eu voltei. Fui ao médico ontem... Eu havia marcado o retorno pra mostrar meu exames das trompas... aquele de nome enorme, lembra?... histerossalpingografia...Acabei decorando! Bom, e neste exame deu tudo certo, mas como demorou meses pra eu voltar ao médico, eu acumulei uma série de coisas pra conversar... Fui com uma lista pra me organizar! Apesar de eu ter me consultado bastante com o Dr. Google, nada como um diagnóstico voltado especificamente pra você e vindo de um médico de verdade e da sua confiança!
Na minha lista:
  1. Saber em relação à bebida alcóolica (o quanto influi para quem está querendo engravidar) - meu marido gosta bastante de beber e andei lendo sobre a influência da bebida, então queria saber sobre isso. Ele me disse que influencia um pouco, mas a resposta desta influência sairia no espermograma.
  2. Saber em relação ao item do espermograma "morfologia estrita - critérios de kruger" - este item no espermograma do meu marido deu abaixo do ideal, mas ele disse que não tinha problema, que este item não nos impede de engravidar.
  3. Pedir outro controle de ovulação - quando fiz o controle vi que tenho uma ovulação tardia entre o 19° ao 24° dia. Gostaria de saber se é sempre nestes dias ou se é desregulada, por isso gostaria de fazer mais uma vez.
  4. Ver sobre outros exames possíveis (video histeroscopia 10° ao 16° dia / histerossalpingografia do 6° ao 10° dia / Ultrassonografia Transvaginal do 1° ao 3° dia) - anotei alguns exames que uma amiga fez e que eu não havia feito ainda, mas ele disse que estes exames já são passados quando é diagnosticado que existe um problema de infertilidade pelo seu ginecologista, e então ele encaminha para um especialista. Ele disse que ainda posso tentar mais alguns meses com o indutor de ovulação, mas que também poderia já me encaminhar ao especialista caso minha ansiedade fosse muito grande. Resolvi tentar mais alguns meses antes de ir para este próximo passo!
  5. Sobre a clara de ovo - gostaria de saber se a secreção em forma de clara de ovo significa que estamos ovulando, ou se vamos ovular... E ele disse que pode ser pré ou pós.
  6. Sobre o indutor de ovulação - gostaria de saber tudo sobre o indutor. Ele me disse que devemos tomar o indutor durante 3 ciclos. E que ele é mais eficaz no 2° e 3° ciclo. Tomamos 1 comprimido durante 5 dias, sendo do 5° ao 9° dia do ciclo, e aguardamos os dias da ovulação. Eu tinha dúvida se ele alteraria os dias de ovulação, mas ele disse que não, que ele apenas estimula mais, mas não apressa a ovulação...










Bom, também fiz uma prevenção, ele viu que estava tudo ok e disse até que eu estava possivelmente ovulando!!! Pois lá estava a tal clara de ovo!

E vamos em frente que na frente pode vir gente!!! ;)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um certo livro

Na quinta da semana passada tive um dia daqueles bem corridos (tenho vários como esse! Minha vida tem sido vivida por dias corridos intercalados por finais de semana...)... Acordei, tomei banho, me arrumei, recebi a diarista e a deixei na casa da minha amiga, peguei minha amiga, passei no supermercado, tirei dinheiro, comprei pão e cheguei no trabalho, 7h45 diga-se de passagem!!! Pula a parte da correria que é lá no trabalho! Depois do trabalho (já no fim do dia), fui ao dentista. Saí do dentista, parei pra abastecer, depois passei numa livraria pra comprar um livro de presente... E olhando as prateleiras lá estava ele... "enfim grávidos!". Pensei "Nossa, sou eu no dia que ficar grávida..." Acima do título em letras menores dizia "Depois de 21 anos, seis inseminações, três fertilizações...". Parei. Fiquei pensativa como já fiquei tantas outras vezes que li estórias desse tipo. Gente, que sonho tão grande é esse??? Se fosse outra coisa, tenho certeza que já teria havido desistência... A gente não comenta, mas ao logo da vida desistimos de vários pequenos sonhos. Eles vão sendo substituídos... Deixam de ser sonhados realmente. Mas o sonho de um filho é incomparável à qualquer outro sonho! Ele não consegue nem sequer ser camuflado. Se eu disser com 20 anos que meu sonho é ter uma casa na beira da praia e me encontrarem com 40 anos num apartamento alugado, eu posso dizer "Pois é. Percebi que uma casa seria muito grande pra mim, e hoje prefiro a segurança de um apartamento. Também não curto mais praia como curtia antes. E prefiro alugar e investir meu dinheiro em outras coisas... Não gosto da idéia de dinheiro parado." Ok, entendido. Mas se hoje eu sonho tanto em ter um filho e simplesmente ele nunca vem... O que se pode dizer? Não dá pra desistir... É um sonho único e instransferível.
Parabéns João Pedro (bebê do livro) pelos pais que você tem! Eles não desistiram NUNCA de você, mesmo após 21 anos...

Recomendo a leitura. Independente da sua situação. É inspirador ler a determinação de um sonho!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Amigas mães

Tenho muitas amigas mães... Quase todas, juro! Algumas em especial já mostravam desde cedo seu instinto de mãe... Outras tiveram este instinto despertado durante a gestação. Mas mãe é mãe, e não consigo achar nenhuma delas imperfeita em qualquer aspecto. Cada uma tem algo especial e que admiro. Acho horrível julgamento de fora dizendo sobre a maneira correta de criar seus filhos. A gente algumas vezes até fica julgando errado algumas atitudes, mas daí se meter acho demais! Não é receita de bolo! Um dia desses me encontrei num debate de mães. Elas falavam sobre os filhos que dormiam na cama dos pais... algumas viviam esta situação e outras não. E eu por acaso me meti porque eu havia lido na noite anterior sobre este assunto (http://giselleeducacao.blogspot.com.br/2010/02/selinho-entre-pais-e-filhos-pode.html)... Só comentei que havia lido a respeito dizendo que li dizendo que não era bom. Depois me arrependi por parecer que estou "julgando" a maneira correta de fazer isso ou aquilo. Longe de mim. Realmente detesto isso! Por isso havia escrito o post "o filho dos outros"... É na verdade uma sátira desta situação de que é muito fácil ficar de fora opinando, mas quem vive o dia-a-dia com certeza toma as atitudes que são de acordo com o que é melhor pra elas e o que são capazes de conseguir...É igual vida de marido e mulher, ninguém tem que se meter! Se eu pedir opinião tudo bem, mas se eu tiver só desabafando, esqueça se meter, só me ouça, será que é possível??? Lembra que falamos que cada ser humano é ÚNICO??? Pois é. É aquela família, aquele pai, aquela mãe, aquele filho, aquela casa, aquele dia-a-dia, aqueles empregos, aqueles horários, aquelas personalidades, aqueles médicos (os deles), aqueles livros (que eles leram)... dá pra entender que eles fazem o que é melhor pra eles? Pois é. Não estão errados, nem certos, estão apenas seguindo o melhor que eles acreditam e que é possível dentro das condições deles.
E voltando a falar sobre minhas amigas mães e sobre a maneira que cada uma delas tem levado seu dia-a-dia na criação de seus pequeninos... Tem algumas que admiro simplesmente tudo! Tenho uma grande amiga que é pra mim o grande modelo de mãe! Primeiramente o astral com que ela lidou desde o planejamento, durante a gestação e até hoje. Ela nunca reclamou de verdade! Sempre contava as situações mais difíceis com astral e rindo da situação. Admitindo as dificuldades, mas não com ar de que era a maior dificuldade deste mundo, mas com aquele ar de que com jeitinho tudo dá certo. Ela tem um filho que parece iluminado, morre de rir de tudo... Parece até que sabe que nasceu numa família maravilhosa! Não vou entrar em detalhes porque realmente pode desmerecer minhas outras amigas mães e não quero isso! Esse post é para dizer que as admiro muito e que cada uma delas tem algo que eu seguirei como modelo. Estou aprendendo com elas. E estou curtindo muito os pequenos...Minhas amigas mães foram muito abençoadas! Cada um mais lindo que o outro, cada um mais fofo, mais sapeca, mais esperto... e com muita SAÚDE!
Com essas minhas amigas mães pude comprovar a perfeição da natureza... a transformação que ocorre com a mulher desde a descoberta. Os nove meses de aprendizado... Mães perfeitas, pois errando ou acertando, dedicam o seu melhor para seu filho. Não existe nada mais lindo e surpreendente!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A teoria do filho dos outros...

As pessoas sempre comentam de como é fácil criar o filho dos outros... E de fato é muito fácil ficar de fora dando "pitaco" de como acha errado isso ou aquilo. Mas aproveitando o fato de que ainda não sou mãe, me dou ao direito de mostrar minha visão de quem está de fora... Coisas que penso hoje, quando "não-mãe", mas que gostaria de lembrar no amanhã. Talvez eu não consiga concretizar esses pensamentos, mas não custa registrar para não esquecer, e até para rir depois... E o mais engraçado é que eu sei que a solução é fácil e óbvia quando a gente está de fora. Difícil é viver na pele e agir da maneira mais sensata! Difícil é conseguir ser o que queremos ser. Difícil é decidir o rumo de qualquer situação quando ela sai do nosso controle... e isso faz parte da vida. A vida vai seguindo seu próprio caminho e não aquele que imaginamos. E é assim com nossos filhos também. A gente os deseja tanto e sem querer a gente planeja todo o futuro deles. Planeja não apenas como criá-los, mas como eles serão, o que eles farão. Erro nosso. Os filhos são do mundo. A gente deve dar à eles amor, educação, carinho, bons exemplos, ensinar princípios, trocar experiências... Eles vão escolher o caminho que vão seguir e o que fazer com esses ingredientes. Terão sua própria personalidade. E talvez vocês briguem, discutam, tenham diferentes opiniões, façam diferentes escolhas... E é por isso que antes de mais nada devemos aprender que precisamos respeitar o outro. E respeitar que não existe um ser humano ideal. Existem apenas seres humanos... Eles são assim. cada um com sua própria individualidade, cada um é único! Deseje que seu filho seja uma boa pessoa e que seja feliz. E o eduque como acredita ser o melhor pra ele. O resto a vida cuida!
Mas eu imagino que tentarei ensinar algumas coisas que acho básica na educação de uma criança (Eu te peço "filho, não me mate de vergonha..."):
  1. Espero dizer NÃO quando o não for necessário. Imagino que é difícil, pois à vezes não consigo dizer não nem pro meu irmão quanto mais para um filho... Mas o NÃO bem aplicado é necessário. Só odeio o não sem explicação. Esse filho nenhum merece!!!
  2. Espero saber enxergar quando meu filho fizer algo errado. Não quero ser aquelas mães cegas que acham lindo tudo que o filho faz. Tipo "O Meu Guri" do Chico Buarque... Exageros à parte...
  3. Espero ensiná-lo a não mentir! Gente, mentir é uma das piores coisas do mundo e vejo muita mãe deixando o filho mentir... Tipo quando ele culpa alguém de algo e a mãe fala "ah, foi a Fulana? Então vamos brigar com ela!" Como assim??? A Fulana não fez nada e a mãe sabe disso... Acho isso péssimo!
  4. Preciso ensinar meu filho a não ter nojo de comida! Minhas amigas vão rir de mim se meu filho disse ECA pra comida! Tenho pavor de gente que faz isso! Minha mãe me ensinou a não se dizer ECA pra comida e nem fazer careta! Comida é comida, goste você ou não. É muito chato alguém fazer careta pra sua comida como se o que você fosse comer fosse algo nojento!
  5. Espero ensiná-lo a ser carinhoso.
  6. Espero ensiná-lo a usar as palavras por favor, com licença, obrigado, de nada...
  7. Espero ensiná-lo a compartilhar suas coisas. Não acho nada bonito criança egoísta!
  8. Espero ensiná-lo a não responder pai e mãe na frente dos outros. Sem comentários! Ô coisa feia é criança respondona!
  9. Espero ensiná-lo a não ter preconceito. Porque isso seria bom pra qualquer ser humano aprender...
  10. Espero ensiná-lo a não excluir ninguém.
  11. Espero ensiná-lo a não ser adulto antes da hora. Quero que meu filho seja criança até o fim de sua infância pra não se arrepender de nada depois. Quero que ele aproveite muito!
  12. Espero ensiná-lo a dar valor as coisas... Não quero dar a ele tudo de mão beijada. Quero que ele aprenda o valor das coisas. Porque afinal de contas, os pais dele já ralam muito desde já para dar um mínimo de conforto. Mas espero que meu filho saiba que as coisas não são fáceis...
Pois é. Sei que tem muito mais do que espero ensiná-lo, mas o que já disse é o suficiente pra eu ter me colocado em maus lençóis... Talvez esfreguem tudo na minha cara...rs... Qualquer coisa eu apago a postagem pra ninguém vir esfregar nada na minha cara! "Lembra quando você disse que ia ensinar seu filho....?" Pois é, pessoal... falhei! ;)

terça-feira, 10 de julho de 2012

Filhos de amor

Me deu muita vontade de falar sobre esse tema tão lindo e tão polêmico...Quando eu era pequena... uma pausa para falar sobre como eu era quando criança: eu fui uma menina muito boazinha, só pensava em fazer o bem para as pessoas (inspirada na Pollyana), pensava em melhorar o mundo, ajudar os mais pobres, etc e tal... agora voltando... quando eu era pequena, eu não entendia porque as pessoas tinham filhos com tantas e tantas crianças carentes no mundo, tantos órfãos e tantas crianças abandonadas... Era tudo muito certo na minha cabeça de que aquilo não era certo! O mundo seria bem melhor se cada pessoa que quer ter um filho adotasse uma criança. Pois é, eu tinha uns 12 anos e dizia que teria 02 filhos, 01 adotado e 01 gerado. Simples assim. Até que a gente vai crescendo e compreendendo melhor o mundo, as pessoas e os seus sentimentos... Inclusive, os nossos próprios sentimentos mudam, coisa que a gente quando adolescente tem certeza que NUNCA vai acontecer! O que aconteceu comigo foi que meu lado Pollyana foi indo embora, e foram entrando dúvidas, medos e incertezas dessa vida... Hoje eu admiro muito quem adota uma criança, principalmente quando não é porque não pode gerar um filho. Admiro demais! É uma atitude tão linda, tão humana... É uma atitude de muito amor. São seres mais evoluídos... vieram ao mundo com a missão principal de dar amor ao próximo.

A vontade de ser mãe chega naturalmente pra mulher. A gente começa a sonhar com a barriga crescendo, o bebê nascendo... nariz e olhos da mãe... a boca do pai... jeitinho do avô... enfim, é um sonho que vem e toma conta de todo o nosso ser. Mas querer dar todo esse amor para uma criança que ainda não tem ligação nenhuma com você... criar uma ligação de amor a partir do dia-a-dia... cuidar...amar...ensinar... Fazer o nascimento de um filho, mas não através do ventre... FAZER O FILHO NASCER A PARTIR DO AMOR. Isso é insdescritível! Eu tenho contato com filhos adotivos e eles entenderam que são realmente filhos porque eles sentem esse amor verdadeiro dos pais que o adotaram... Não tenho palavras pra descrever o quão enorme e linda é a atitude de quem adota.

Minha mãe foi adotada por minha vó. Ela soube já adulta... é uma estória completamente diferente. Mas o que queria contar é que ela nunca disse nada para minha vó sobre saber que não era realmente filha de sangue dela. Deixou minha vó partir desse mundo acreditando que sua filha não sabia de nada. Talvez minha vó tenha guardado segredo por medo da reação... Insegurança que só uma verdadeira mãe pode entender. Mas quando minha vózinha estava doentinha no hospital, pouco antes de falecer, minha mãe disse pra ela: "Se eu tivesse que escolher cem vezes...você sempre seria minha mãe". E que bom que ela adotou minha mãe. Minha mãe foi uma filha única muito amada e por esse rumo da vida dela um dia ela conheceu meu pai, e desse relacionamento vieram 03 filhos. E nós tivemos aquela vó... a vó mais linda que um ser humano poderia ter. Um ser evoluído.

domingo, 8 de julho de 2012

Melhor dica do mundo!

Nosso blog foi criado por 02 motivos: o primeiro é que às vezes temos vontade de simplesmente falar sobre o assunto, e o segundo, é para ajudar outras mulheres que estejam interessadas em qualquer um destes assuntos. Algumas postagens são desabafos, outras postagens são criadas como dicas, temas para debatermos, enfim... Eu tenho uma dica muito importante que eu não tenho mais como seguir, mas aconselho muito!!! Se você tem planos para engravidar, a primeira coisa a fazer é: GUARDE PRA VOCÊ!!!Gente, vocês não sabem a dificuldade e pressão que é quando você divide isso com o mundo! É simplesmente péssimo! E eu acredito muito que quando você quer mesmo algo, não deve contar pra ninguém porque desta forma é muito mais provável de seu sonho se concretizar! Quantas mulheres você acompanhou querendo engravidar e ficaram grávidas no mês seguinte? Raras exceções pode ter certeza! Normalmente já chega a notícia da gravidez e pronto! As que desejam muito e você sabe que estão tentando, estão na luta há meses, anos... Infelizmente é assim! E é isso que me faz acreditar em ENERGIA!!! As pessoas geram energia o tempo inteiro e muitas vezes tem desejos inconscientes. O ser humano é intrigante tem gente pra tudo, mesmo que você não faça mal à uma mosca! Não espere que todos que você conheça vão torcer por você, é bem improvável porque simplesmente tem muita gente infeliz por aí que pode simplesmente achar que você já tem coisa boa demais na vida! Enfim, tem mesmo gente pra tudo!!! E quando a gente começa a ficar triste e mais suscetível à estas energias negativas então??? Aí é que nada acontece! Guarde esse seu projeto pra você e seu marido! Escreva num papel, fale com apenas uma ou duas amigas, ou escreva num blog secreto (como o meu que só poucos escolhidos a dedo sabem... e não por nada, porque há outras pessoas além destas que querem meu bem e tudo, mas é mais pra gente ficar bem à vontade pra escrever aqui, sem ter vergonha do que vai escrever.).
Meus planos, infelizmente, é de conhecimento geral graças à meu lindo marido que resolveu contar à todos numa roda de familia e de amigos, como era a sensação de fazer um espermograma! Aliás, o relato dele merecia um post! ;)
Beijos à todas!!!

sábado, 7 de julho de 2012

Dieta antes da gravidez

Eu havia prometido a mim mesma que se eu não ficasse grávida neste mês, começaria uma dieta urgente!!! Todo mundo perdoa as mulheres mais fofinhas quando elas são mães. E quando são mães, lindas e magras, aí vem "Nossa! A Fulana é tão linda, tem um corpão, e olha que ela já é mãe...". Ok, já entendi o recado. Corpo lindo em "mulheres-mães" são elevados ao quadrado. Corpo lindo em "mulheres-não mães" é mera obrigação. E cheinhas e não mãe como eu??? Essas não são perdoadas nunca! Por isso vou começar a me cuidar e começar uma dieta a partir, é claro, de segunda-feira: o dia oficial dos inícios das dietas!Afinal, se vai demorar pra eu ser mãe, deixa pelo menos eu me distrair com dieta e academia! Vou ver se faço novas amigas numa academia pra gente falar de beleza, saúde, malhação... Vou ver se isso funciona!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Menstruação, tristeza e vergonha!

Eu sempre fui uma pessoa muito reservada... Sempre fui do verbo fui, não sou mais. Eu era uma libriana convicta, tímida e reservada. Mas tenho ascendente em áries e depois dos 30, meu ascendente me dominou quase que completamente! Agora eu falo pelos cotovelos! Quando penso eu guardar um segredo meu, já estou trocando a idéia de guardar este segredo com uma amiga, e logo, estou desabafando com cada amiga que encontro. Pois é. Este mês guardei pra mim a idéia de que estava grávida quando não via sinal da minha menstruação. A idéia era fazer o exame no 32º dia e chegar com a notícia! No 28º dia comprei um teste de farmácia. Deu negativo. Mas aí pensei "é claro, fiz a noite, tenho ovulação tardia, então não deu pra detectar na urina ainda...". No 30º dia à noite, não me segurei e contei a possibilidade para meu marido. Desde aí já me senti uma idiota com falsa expectativa. Ele estava com medo de não ser e eu me magoar. E isso acabou com meus sonhos. Parecia que estava mais verdadeiro enquanto eu dividia aquilo só comigo! Acho que sou mais sonhadora mesmo... As pessoas colocam nossos pés no chão. Ele achou que eu deveria esperar um atraso de uma semana. Acho certo, acho válido, mas era uma missão impossível eu conviver mais algum dia com minha ansiedade. No 31º dia desabafei com minha amiga. Disse que dessa vez eu tinha tudo para acreditar que era realmente! Convenci minha amiga (coisas que a gente sempre consegue!). Fui fazer o beta Hcg. Pronto. Em questão de horas, eu ligaria pro meu marido, minha mãe, meus irmãos, sogros, cunhados... Em questão de horas eu choraria de felicidade (estava chorando só de imaginar!). Como seria o quarto? Saindo do trabalho já compraria umas coisinhas... Impossível não passar um filme na cabeça! Tava passando direto esse filme! Ria sozinha de felicidade. Nesse mesmo dia recebi uma ligação de uma amiga e ela me contou um sonho que a mãe dela teve comigo... adivinha??? Eu estava grávida!!! Isso mesmo, no sonho dela eu estava gravidíssima! E a mãe dela está sem contato comigo atualmente, e nem sabe dos meus planos... Um sinal! Ai... Entrei no site pra pegar o resultato do exame e ainda não tinha saído... Eram 16hs, e previsão do resultado era às 21hs, mas disseram que poderia sair antes... Então eu ficava atualizando, atualizando, e até que estava lá "pronto". Meu coração só faltou explodir! Abri. E estava lá: nem um pingo grávida, nada grávida, não grávida. Só podia ser mentira! A médica errou, anotou esse zerinho a mais, não pode ser menor que 0,10...deve ser 10, algo assim. Bom, vou esperar mais e refazer. É um falso negativo. Li algumas coisas a respeito... E então 32º dia: menstruação. É piada, né? Chega. Não quero mais passar por isso. Terapia já!

Não preciso falar da tristeza que senti, nem tampouco da vergonha do meu marido imaginando que eu estava ficando muito psicótica com a idéia da gravidez, e minha amiga também. E agora o mundo. Que vergonha. Vergonha da pena que possam estar sentindo de mim. Não queria isso. Queria a alegria pela minha vitória! Mas eu não sei quando vai ser, então preciso parar, parar de pensar nisso.

Último post sobre este tipo de frustração... prometo!

É assim que tem que ser...

Minha cunhada me enviou... Muito lindo!

terça-feira, 3 de julho de 2012

De volta à vida de tentante...

Oi gente!
Desculpa a minha ausência, depois do meu susto e frustração (minha querida monstra veio depois de 1 semana de atraso), resolvi me dar um tempo dessa vida de tentante... Não que eu tenha conseguido esquecer, lembro do meu desejo a cada segundo da minha vida! Mesmo em meio de muitas cólicas e inchaço, resolvemos sair um pouco da cidade e nos isolar numa praia deserta onde não tinha televisão, um sinal fraco de internet e o celular só pegava mesmo quando ele queria... De vez em quando é bom, sabe gente, até para ver como está a sintonia do casal! Fomos só eu e meu maridão, pegamos o mochilão e nos deparamos com um paraíso à beira mar! Vou postar uma foto para vocês! Enfim, mas fico só pensando e imaginando meus bebês correndo na praia, brincando nas piscininhas... Estou me adaptando à idéia de que realmente, Deus vai querer que paguemos caro pelos nossos filhos... Eles realmente virão por meios não naturais... E quer saber, isso vem me confortando mais, pois de certa forma vou marcar o dia da minha fecundação... Então, decidi... No máximo em janeiro, galera!!! Mas queria mesmo em novembro! Vamos torcer, né??? E, então... Voltei à vida de exames chatos e dolorosos... Boa notícia, na ultrassom que fiz deu muitos folículos, o que significa que tenho muitos e muitos óvulos... Papai Bruno que se cuide, quem sabe não vem gêmeos por aí... Hahahhahahhaa!!! Vejam o paraíso... Para quem não conhece é Icaraí de Amontada e fica há 190km de Fortaleza.

Filho campeão

Na minha primeira consulta ao ginecologista para dizer que eu queria engravidar fiquei impressionada com as estatísticas! Tantas e tantas engravidam quando planejam baseado nestas estatísticas??? Fiquei admirada! Bom, eu não sou médica, mas vou tentar repassar coisas que aprendi. A mulher ovula durante 12 até 24 horas e os espermatozóides sobrevivem até 48 horas ou mais. Para o óvulo ser fecundado, os espermatozóides precisam encontrá-lo quando ele está pronto (essas míseras 12 horas...) Fico pensando que da hora que levanto para trabalhar até a hora que chego em casa são exatamente 12 horas... Bom, vamos deixar esse pensamento pra lá! A dificuldade principal é saber quando ocorre exatamente a ovulação. Existe um cálculo, que é contando 14 dias a partir do 1º dia do ciclo menstrual, mas a contagem é válida para um ciclo de 28 e para uma mulher que ovula no meio do ciclo, então fica melhor reparar em alguns sintomas que indicam a ovulação, como sentir umas pontadas e reparar uma secreção com aparência de clara de ovo, entre outras coisas. Bom, mas para melhorar (ou piorar) as possibilidades de uma gravidez acontecer a idade da mulher também conta. A idade mais fértil da mulher é entre 20 e 24 anos. Mas nos dias de hoje, com a preocupação profissional e financeira, muitas mulheres acabam tentando engravidar perto dos 30 anos (tipo eu!). Tem algumas outras dicas que o casal pode seguir para facilitar as tentativas:
  1. Cortar o álcool.
  2. Não fumar.
  3. Comer alimentos ricos em zinco, ácido fólico, cálcio, vitaminas C e D.
  4. Diminuir o café.
  5. Emagrecer.
  6. Comer mais saudável (diminuindo a gordura).
  7. Continuar deitada depois da relação.
  8. Ter relação tipo "papai e mamãe".
  9. Praticar dia sim, dia não porque todo dia os espermatozóides não ficam tão ágeis.
Etc, etc, etc.

E o que descobri é que mesmo você sendo uma pessoa saudável e cobrir todo período fértil com atividades sexuais sem proteção (é claro), ainda assim, existe apenas 20% de chance de engravidar. Dá pra acreditar? É quase uma loteria!
Aí eu fico lendo todas essas dicas, e dentre elas eu não faço nada quanto à alimentação, tomo café todos os dias, e nem sigo posições ideais, tenho 31 anos, um período fértil não regular e uma ovulação tardia... Resumindo, uma coisa eu já sei: "meu filho vai ser um campeão!"

domingo, 1 de julho de 2012

Sexo na vida das tentantes

O que eu quero falar aqui é quase um tabu, pois quase não se fala sobre o assunto a não ser entre as mulheres mais íntimas e pessoalmente... Mas vamos ser sinceras sobre um grande problema na vida de um casal tentante: o sexo! Estranho falar em sexo como um problema, pois sexo é solução! A vida sexual de um casal é super importante e é o termômetro da relação. Bom, mas como o mundo sabe, homens e mulheres funcionam bem diferentes nesse quesito. O homem se excita com bastante facilidade, enquanto a mulher é cheia de pré-requisitos para o sexo e principalmente após anos de relacionamento. Na verdade, o casal deve sempre se preocupar para não cair na rotina, e nunca perderem a atração um pelo outro. Uma boa relação é um cuidado diário. Mas quando o casal quer ter um filho, o sexo frequente é fundamental. Mas a relação corre um grande risco de não ser prazeirosa quando é programada e mecânica! Eis o problema a ser administrado, porque o que normalmente ocorre é que as relações sexuais terão data para acontecer. Então, como fazer? Minhas dicas:
  • O homem não precisa saber das datas. A mulher programa a semana e cria o clima no dia... manda mensagens antes, toma um banho antes dele chegar, se arruma, coloca uma lingerie, faz um jantar romântico, enfim, deixa a criatividade tomar conta.
  • Encaixe o horário do sexo num momento bom do cotidiano do casal.
  • Antes do período fértil começar vá ao salão fazer as unhas, depilação... A mulher fica mais à vontade quando se sente mais bonita, mais segura.
  • Se houver um imprevisto como uma briga entre o casal, cansaço de um dia estressante de trabalho, uma viagem, uma dor de cabeça... desencane, pule esse dia, o que tiver de ser será. O sexo não pode virar um fardo.
Tá. E se você fizer tudo isso, ms na hora "H", ele não se animar tanto, e você também não está com a menor vontade de partir pra cima pra despertar essa vontade nele? Bom, o jeito é recorrer para coisas que apimentam mais o desejo: assistam um filme mais "picante", façam uma massagem no banho, leia um capítulo de um livro "picante" antes dele chegar em casa, use algum produtinho, toma uma dose de alguma bebida alcóolica que goste, sei lá, gente. Não é fácil depois de anos de relacionamento e meses de sexo "programado", mas temos que dar nosso jeitinho e tentar se divertir com isso. Sempre fui muito tímida, não sei ser sensual, nem nada disso, mas se tem uma coisa que cada mulher conhece bem são suas próprias formas de seduzir, à sua maneira... Cada mulher tem seus truques, das tímidas às mais safadas, mas todas temos nossas artimanhas, não é mesmo? Então, utilizem a sua!

Dicas de filmes e livros: "100 escovadas antes de dormir", "9 1/2 Semanas de amor", "O Doce Veneno do Escorpião", "O que aprendi como Bruna", "Eu, Christine F., 13 anos, drogada e prostituída", entre outros.